sexta-feira, 26 de março de 2010

O NEO Consumidor

Na noite de quarta feira passada assisti palestra do Diretor Mauro Schaan, para Região Sul da Gouveia de Souza Consultoria, uma das mais respeitadas empresas do seu segmento, tendo em seu portifólio empresas como a Vivo Celulares entre outras gigantes dos setores de bens, serviços e industria, que veio falar sobre o NEO CONSUMIDOR.


As novidades chegarão, mais cedo ou mais tarde mas elas estarão entre nós querendo ou não, um exemplo disto é o telefone celular, a dez anos passados era raro, a quinze não tínhamos e não sentíamos falta, hoje ter um é imprescindível, sair sem ele de casa é inaceitável, ter dois já passa a ser normal e esta é a amostra básica desta mudança de habito do consumidor.

As empresas necessitam estar atentas as estas mudanças, hoje já é comum as empresas se dividirem no atendimento através de ferramentas como o Twitter, onde o consumidor acompanha as novidades em tempo real. Nos EUA clientes pesquisam na internet mesmo dentro das lojas físicas, comparando preços e serviços e decidindo através do atendimento, forma de pagamento e tipo de mercadoria.

O foco no mercado continua sendo a base para o crescimento da empresa seja física ou virtual, sem Isto é impossível manter clientes, que e sabido é mais econômico que conquistar novos.

Cerca de 40% das empresas sem comunicação com seu público fecharão diz uma pesquisa americana. No Brasil o resultado de pesquisa semelhante chegou a 76%.

A internet é o principal cana de comunicação. A loja física dentro da virtual e vice-versa. Há uma grande rede de lojas na América do norte que vende pela internet e o cliente passa na loja física no Dryve e retira sua mercadoria, se quiser tem a possibilidade entrar na loja, mas o espaço da frente é reservado para este serviço de entrega.

No Brasil empresas como Tok Stock já disponibiliza serviços através de celular para que o cliente localize a mercadoria dentro da loja – qual corredor, prateleira... outra grande empresa que investe pesado neste segmento é o Ponto Frio.

Empresas desenvolveram aplicativos para Iphone com o intuito de facilitar esta localização de mercadorias dentro de lojas.

Sustentabilidade

Pesquisas mostram que 60% dos consumidores pesquisados já compraram mercadoria com apelo ecológico e mais ainda 68% consideram a possibilidade de comprar com mais freqüência tais produtos. E o mais alarmante, 80% não aceitam pagar mais por estes produtos ou serviços, querem que estes tenham preço igual ou inferior aos produtos ecologicamente incorretos.

O Brasil será a bola da vez durante os próximos 10 anos.

Mudanças nos hábitos dos americanos e irá se alastrar para o restante do mundo. Marcas próprias farão parte cada vez mais da iniciativa das empresas e grandes redes. Assim como marcas que apenas forneciam passam a vender diretamente através de lojas próprias, para não ter que vender aos varejistas que em determinados segmentos fazem o preço, claro exemplo disto é a Via uno de calçados com mais de 200 lojas espalhadas pelo mundo.

Todo movimento é com o foco no cliente, para o cliente. Os consumidores das classes “C, D e E”, estão mais exigentes do que nunca, não bastando oferecer o “basicão”, eles querem mais, mais qualidade, mais comprometimento, mais serviços agregados, mais atenção, mais valorização.

Entramos novamente numa roda de desenvolvimento, onde haverá mais empregos formais, que irá gerar mais renda, que por sua vez possibilitará o aumento da oferta de crédito que irá propiciar mais confiança que por sua vez irá gerar mais produção, que resulta em mais emprego e tudo novamente.

Para que tenhamos o sucesso merecido será necessário que tenhamos o foco no cliente e nisto o mais importante conselho que pudesse ser ofertado seria Cumpra o que promete, este é o básico, se sua empresa oferece atendimento diferenciado entregue, se oferece preço baixo, pratique preço baixo, se for facilidade no pagamento cumpra.

Conforto, preço baixo, acessibilidade, isso tudo conquista não apenas clientes, mas sim os melhores e mais eficientes vendedores do seu negócio, e o que é melhor com custo zero.



Saúde e Paz



Paulo Coelho

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