quinta-feira, 4 de março de 2010

Arqueólogos encontram câmara funerária de rainha do Egito



Fonte: EFE e Fonte: Terra 03/03/10
03 de março de 2010 • 13h26
Uma missão arqueológica francesa descobriu a câmara funerária da rainha Behenu na região histórica de Sagara, 25 quilômetros ao sul do Cairo. Segundo os pesquisadores, a rainha era pertencente à VI dinastia que aconteceu do ano 2374 ao ano 2192 a.C. As informações são da agência EFE.
A câmara funerária foi encontrada durante os trabalhos de limpeza da Pirâmide de Behenu que fica nas proximidades da pirâmide do rei Pepi I, que pode ter sido o marido da rainha.

Os mestres do embalsamamento, aliado ao clima propicio, conseguem alcançar o objetivo de manter intactas as múmias de pessoas importantes. Tendo como principal objetivo preservar o corpo para o alem morte, até que fosse chegado o tempo para a volta a vida, os sacerdotes do antigo Egito eram patrocinados, preparados e idolatrados a fim de adquirir conhecimento e no momento da partida de um membro importante do império, este mostraria toda sua capacidade.
O objetivo da Tanatopraxia não é o mesmo que o das mumificações, que visava preservar o corpo e órgão por todo tempo necessário, mas sim de garantir a segurança das pessoas que venham a participar dos atos de despedida, sem que levem para suas casas nada alem da lembrança e saudade daquele que partiu, deixando doenças e patologias distante de suas famílias; outro importante objetivo da Tanatopraxia esta na possibilidade de devolver a pessoa falecida apresentação mais serena, evitando extravasamentos de líquidos corpóreos, inchaço entre outros problemas decorrentes do óbito e da natural decomposição da matéria orgânica, permitindo que após alguns dias o processo de decomposição ocorra de forma natural sem o efeito de putrefação, mas sim de desidratação, diminuindo drasticamente o impacto ambiental oriundo desta decomposição.
Os Tanatopraxistas da atualidade são, guardando as devidas proporções, os sacerdotes do antigo Egito, manipulando corpos com afinco e honra para o bem da sociedade.
Saúde e Paz


Paulo Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Leitor, sua opinião é fundamental para o aprimoramento do nosso blog, sinta-se a vontade para opinar, sugereir, questionar, criticar e até mesmo elogiar. Participe...contribua.