sexta-feira, 26 de março de 2010

Porto Alegre 238 anos

Bairrismo
Dizem por ai, Brasil a for a que todo Gaucho é bairrista, e por excelência todo porto alegrense e pós-doutorado neste tema, o que eu gostaria de por em avaliação.

Primeiro vamos estabelecer o que significa ser bairrista... pessoa que tem alto apresso ao que é seu, alguém que valorize tudo que lhe pertence, que cuida como sendo raro algo que até parece ser sem valor, ao olhar do desconhecido.

Se estas definições acima são legitimas, vamos ver se temos o por que ter orgulho de alguma coisa por esta terra.

Temos o mais belo por do sol do mundo, considerado por estrangeiros, temos clubes de futebol (2) que conseguem abranger todo o Estado, ou seja, alguém pode ser juventudino, caxiense, pelotense, Brasil de Pelotas, mas é também Gremista ou Colorado. Tivemos uma revolução que perdurou 10 anos, que se iniciou nesta cidade, onde o objetivo era democratizar as verbas dos impostos, possibilitando que seu povo tivesse acesso a estradas, saúde e educação, estou falando em 1835. Nasceu aqui nesta cidade um dos maiores movimentos culturais do mundo - que se espalharam por todos os cantos do mundo o CTG – Centro de Tradições Gauchas – sim!!! Foi fundado junto ao Colégio Julio de Castilhos – o Julinho – temos no mês de setembro uma cidade dentro da Capital onde o campo invade o concreto, juntando mais de 350 piquetes – que é uma espécie de CTG com dimensões menores – e não se juntam apenas para beber e comer churrasco, o objetivo é questões culturais das origens e valorização da cultura, juntando mais de 500.000 pessoas durante os 20 dias de evento, mesmo sendo chamado de semana farroupilha. Temos ainda o aeromóvel, criação gaucha que já foi exportado, mesmo não tendo sido aproveitado aqui como deveria. Temos um porto que pode ser mais belo que o Madero de Buenos Aires, mesmo escondido por um muro gigantesco.

Certamente poderia ficar aqui falando muito mais das maravilhas da bela Porto Alegre, mas ai seria taxado de Bairrista... prefiro então fazer apenas mais uma referencia para que vocês possam tirar suas conclusões, vou falar das porto alegrenses, as mais belas mulheres do Brasil, seguidas de perto claro pelas demais gauchas...

Aqueles que não acreditarem podem vir a Porto Alegre que irão se encantar e comprovar tudo isso que eu falo.

Desta forma concluo que não somos bairristas apenas apreciadores das boas coisas da vida e valorizadores destes privilégios que Deus nos disponibilizou.

Porto Alegre é que tem um jeito legal, é lá que as gurias etc. e tal... nosso atual prefeito José Fogaça ao compor esta musica foi muito feliz, pode captar nuances da Capital que só quem ama esta terra é capaz de fazê-lo.

Parabéns Porto Alegre pelos seus 238 anos, sabemos que temos muito que melhorar, pois somos exigentes, e trabalharemos para isso ocorrer, mas morar aqui é bom de mais.

Saúde e Paz

Paulo Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Leitor, sua opinião é fundamental para o aprimoramento do nosso blog, sinta-se a vontade para opinar, sugereir, questionar, criticar e até mesmo elogiar. Participe...contribua.