terça-feira, 11 de maio de 2010

Tanatopraxia possibilita homenagens inusitadas

A técnica de Tanatopraxia bem executada possibilita que a homenagem seja feita de forma segura do ponto de vista sanitário, prolongada do ponto de vista de duração do velório de até 15 dias com segurança e de forma temática do ponto de vista de como e onde manter o corpo para as homenagens.

Em Porto Rico ocorreu o segundo velório inusitado realizado pela empresa Marin, onde ao invés da tradicional urna funerária o falecido foi posto encima de sua motocicleta, como se pilotando estivesse, fato que parece ser constrangedor e grotesco para alguns, foi a forma da família e amigos homenagear o jovem falecido de 22 anos assassinado, que tinha como profissão a manutenção de motocicletas.

A mesma empresa funerária no passado foi a responsável no passado de efetuar velório onde o cadáver permaneceu em pé por três dias, neste caso o pedido foi do próprio falecido.

Tecnicamente trata-se de procedimento semelhante a Tanatopraxia normal em cadáver necropsiado tendo em vista que ambos foram submetido a exames necroscópicos pelo fato de morte violenta, contudo a concentração e a forma de injeção se diferenciam tendo em vista a necessária rigidez a ser provocada e mantida durante o período de exposição em velório.

Importante salientar que para se efetuar trabalho semelhante é imprescindivel a autorização da família através de dois familiares mais próximos do falecido, semelhante a autorização para cremação, a fim de não ocorrer processo por vilipendio, podendo algum familiar ou amigo considerar o ato como desrespeitoso para com o falecido, autorização esta que deve ocorrer mesmo que o falecido tenha manifestado em vida sua vontade, tendo em vista que trata-se de questão legal a autorização pela família independente de ser ou não vontade do morto.

Para este tipo de trabalho o tempo demandado é estimado entre oito e doze horas e aplicação de produtos adequados.

Nestes casos é fundamental que a assistência da empresa seja permanente, pois sempre pode aparecer algum amigo mais expansivo que queira brincar e acabe até mesmo derrubando o falecido, criando situação constrangedora e podendo ter conseqüências inclusive para a empresa que é responsável pelo velório, outra situação é a chegada de pessoas com mais idade ou que tenham receio de velório que ao se depararem com o “decujos” em pé ou em outra posição que não dentro da tradicional urna passem mal, neste caso é recomendável que se coloque ou uma psicóloga ou assistente social na ante-sala velatória a fim de preparar o pessoal antes de adentrar no ambiente onde estará o falecido.
Importante salientar que após o velório o corpo é colocado na urna funerária tradicional como determina a legislação.

Toda homenagem é válida desde que respeitosa e de bom gosto, ou seja, que não venha ferir ninguém, pode ser com orquestra tocando clássicos, com musicas populares, com serviços de Buffet, vinhos, tradicionais orações, discursos, shows, desde que seja para valorizar “COMEMORAR“ esta vida que foi vivida.

Planeje seu velório, busque saber dos seus clientes e amigos o que eles gostariam que neste momento de partida ocorressem, alguns poderão até dizer não quero nada, mas muitos outros irão manifestar sua vontade, de saber que os amigos estarão presentes para homenageá-los e demonstrar solidariedade aos familiares que continuam nesta vida.



Paulo Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Leitor, sua opinião é fundamental para o aprimoramento do nosso blog, sinta-se a vontade para opinar, sugereir, questionar, criticar e até mesmo elogiar. Participe...contribua.