segunda-feira, 3 de maio de 2010

Agentes manifestam-se a 21 de Maio contra alegado fim das funerárias

Fonte: Destak/Lusa - Internet 3/5/2010



Agentes funerários manifestam-se a 21 de Maio, em Lisboa e no Porto, contra um novo diploma em preparação, que, dizem, vai acabar com as funerárias.

Justificando o protesto, o presidente da Associação dos Agentes Funerários de Portugal, João Barbosa, disse à agência Lusa que um decreto-lei em estudo para o setor irá "eliminar o setor privado" das funerárias, gerando condições para que "as agências funerárias desapareçam gradualmente num curto período de tempo".
João Barbosa sustentou que o documento "vai abrir as portas a todas as mutualistas", por uma questão de "concorrência", sendo o desejo da associação que "os funerais sejam feitos por funerárias".
"É competência das funerárias fazer funerais, é competência dos médicos exercer medicina, cada macaco no seu galho. Vamos ser realistas e não entremos em utopias", atirou.
Para o responsável, se uma mutualista quiser ter uma funerária "que a tenha, mas que esteja no mesmo patamar" das restantes, com as mesmas tributações.
"Caso contrário, há portugueses de primeira e de segunda. Nós não temos isenções de nada e pagamos todas as taxas. As mutualistas têm isenção de tudo e não pagam taxas nenhumas", advogou o presidente da Associação dos Agentes Funerários de Portugal.
O decreto contestado pelos agentes funerários irá substituir o de 2001 que estabelece as regras disciplinadoras do exercício da actividade funerária e que foi "reajustado" em 2005.
João Barbosa referiu que a Associação dos Agentes Funerários já pediu o texto final do diploma à Direcção Geral das Actividades Económicas.
A manifestação agendada para 21 de maio inicia-se no Porto, onde os agentes funerários pretendem ser recebidos pela governadora civil. Segue depois para Lisboa, onde os manifestantes prevêem concentrar-se junto à Assembleia da República "com colegas de Espanha".

As desigualdades não existem apenas na terra brazilis, também no velho continente ocorrem tais situações.


Que este problema não é exclusividade nossa isso já era sabido, que grupos como Previsoras, Mutualistas, Planos Funerários, Seguradoras e Plataformas fazem concorrência desleal as empresas funerárias puras, que vivem do serviço de contratação imediata e que vem diminuindo gradativamente e com isso também terminando com a tradição e serviços qualificados também é fato.

As empresas funerárias que trabalham com a contratação imediata estão passando por longo tempo de dificuldade, onde a concorrência desleal de grupos esternos transformam este negócio fim em acessório, como ocorre com seguros, que prometem tranquilidade e segurança em troca de valores módicos ou inseridos em seguro de vida, automóvel, do cartão de crédito, mas que no momento da utilização entrega “qualquer coisa” menos tranquilidade e segurança para o cliente. Pior ainda é o caso dos Planos Funerários que nem mesmo funerária possuem, ou que não fazem reserva técnica para garantir o cumprimento da promessa de entrega futura do serviço.

Cada vez mais tem estranhos dentro deste segmento, cada vez mais a população esta desprotegida, o microsseguro que ficará na mão de poucos e dará a possibilidade de inclusive a lavagem de dinheiro, por ser cobrado imposto tão baixo.

Espero que nossas autoridades, que normalmente estão comprometidas com outras questões que não com povo e as empresas sérias deste país, possam se avivar para estas questões.

Rogo também aos empresários do segmento funerário, não caiam nas armadilhas que os ditos “grandes” irão apresentar, tem muita raposa se fazendo de ovelha para abocanhar os despreparados.

Já imaginaram quanto representa R$1,00 de cada plano existente no Brasil, a fim de legalização, por mês para o resto da vida, quem sabe não era este o plano quando da divulgação altruísta que ocorreu após 1996 onde todas as empresas foram convidadas a conhecer no interior de São Paulo uma fórmula de ficar rico da noite para o dia, criando uma onda que serve hoje para defender os interesses deste grupo, que se fortaleceu e disseminou algo que até hoje permanece ilegal.

Boa reflexão, Saúde e Paz



Paulo Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Leitor, sua opinião é fundamental para o aprimoramento do nosso blog, sinta-se a vontade para opinar, sugereir, questionar, criticar e até mesmo elogiar. Participe...contribua.