quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Sepultar, Cremar, Derreter ou Quebrar, que fim daremos aos nossos falecidos nos próximos tempos?


O serviço fúnebre chama a atenção do mundo
Fonte: BBC
Colaboração: Alessandra Ludwig
Cientista e ecologistas percebem no segmento funerário um importante setor e que merece a atenção de todos, por ser potencial poluidor.

A Tanatopraxia é o inicio de todo o processo de cuidado com o meio ambiente, passando pelo sepultamento em local apropriado, cemitério legalizado.
Como alternativa desde o final da década de 1960 há no Brasil, o serviço de cremação, na Vila Alpina em São Paulo, e hoje há algumas dezenas de unidades espalhadas pelo Brasil e América de Sul.
Surge a cerca de três anos na Europa, uma proposta inovadora que é a cremação química, através de liquido alcalino, que aquecido dissolve os tecidos e parte dos ossos, resultando em fragmentos a serem processados como no sistema atualmente utilizado na cremação através de forno.
Garante a empresa que criou o processo que um dos principais benefícios é não emissão de gases que afetam a atmosfera contribuindo para o efeito estufa, ocasionado em grande parte pelo metal usado nas obturações dentárias.
Atecnologia foi desenvolvida pela empresa escocesa Resomation Ltd e apresenta a solução de transformar o corpo da pessoa falecida em água alcalina aquecida. Será usada pela primeira vez durante o mês de Setembro, no estado da Florida que já prevê esta possibilidade, outras empresas norte-americanas, podem vir a aderir ao sistema nos Estados Unidos, no Canadá e na Europa, no Brasil não há legislação sobre o assunto, mas poderá surgir novidades nos próximos meses ou anos.
Outra proposta de sepultamento alternativo como é denominado a cremação de cadáver humano, é feito pelo congelamento em nitrogênio e após submetido a maquina de agitamento, fazendo com que se desintegre a massa corpórea separando posteriormente próteses e metais.
Observem caros amigos, que todas estas medidas são para que os mortos, não venham a prejudicar os vivos.
Mas para todos estes sistemas, é fundamental que se observe, que a contaminação se inicia quando do cor é posto em velório, e isso se reduz ou até mesmo elimina com a Tanatopraxia, mas com o devido cuidado com os dejetos sejam sólidos, que são facilmente controlável, como quanto o liquido, que dependem da consciência ambiental da empresa, quanto do controle e normas do poder público.
O meio ambiente agradece e as novas gerações ainda mais.

Saúde e Paz


Paulo Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Leitor, sua opinião é fundamental para o aprimoramento do nosso blog, sinta-se a vontade para opinar, sugereir, questionar, criticar e até mesmo elogiar. Participe...contribua.