quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Comemoração do dia do Soldado brasileiro

Texto: acessória de comunicação da Câmara Municipal de Porto Alegre
Fotos: Elson Sempé Pedroso -Jornalista/fotográfo Câmara Municipal de Porto Alegre








O período de Comunicações da sessão ordinária da Câmara Municipal Porto Alegre desta segunda-feira (22/8) homenageou o Dia do Soldado, comemorado em 25 de agosto. Militares acompanharam a proposta do vereador Reginaldo Pujol (DEM), que contou com a participação do Comandante Militar do Sul, General-de-Exército Carlos Bolívar Goellner.











Pujol ressaltou a tradição do povo brasileiro e a relação histórica, de glórias e realizações, junto às forças armadas, através de diversas gerações que se sucedem. “A razão que me motivou a prestar essa homenagem ao Dia do Soldado é que, quando falo do soldado brasileiro, estou me referindo a todos os integrantes das Forças Armadas, que em diferentes tempos asseguraram a paz das famílias brasileiras”, elogiou o vereador.



Segundo ele, o Exército está envolvido com as tradições brasileiras, e citou diversos confrontos que a instituição participou ao longo da história do País. Lembrou que a escolha da data para a homenagem foi escolhida pelo nascimento de Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, nascido em 25 de agosto de 1803, filho e neto de militares. “Ele teve uma carreira que honra e engrandece a Nação”, disse Pujol. O vereador ressaltou que a homenagem vai do soldado ao general brasileiro, e justificou que “o Exército tem um compromisso com a sociedade e com a história brasileira”.

O Comandante Militar do Sul, General de Exército Carlos Bolívar Goellner, agradeceu a homenagem, lembrando as origens do Exército Brasileiro, em 1648, na Batalha dos Guararapes. Enfatizou a participação da arma em todos os momentos primordiais da nação, "nãos se afastando um só dia do anseios da pátria". Conforme o General, o Exército cumpre diariamente o preceito constitucional de defender a soberania nacional, sempre buscando se aperfeiçoar.


De acordo com Goellner, são exemplos da diversidade de ações empreendidas as missões do Exército no Haiti e mais 10 países, a ocupação do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, e a defesa das fronteiras, assim como apoio na distribuição de água a 650 municípios do Agreste nordestino. No futuro, segundo o General, o Exército ainda deverá se concentrar na proteção "daquilo que será muito importante: água, minério e biodiversidade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Leitor, sua opinião é fundamental para o aprimoramento do nosso blog, sinta-se a vontade para opinar, sugereir, questionar, criticar e até mesmo elogiar. Participe...contribua.