quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Dia da Independência do Brasil

imagem: google imagens

Para comemorar esta data tão fora de moda, em que o brasileiro normalmente utiliza para tudo menos para comemorar nossa independência, me permiti assistir novamente os filmes da saga Tropa de Elite.
Onde mostra de forma muito tênue a mistura da ficção e a realidade, onde os avisos de que os personagens, os fatos são frutos de obra literária e cinematográficas as tornariam mais reais ainda.
Podemos notar no primeiro filme o crime semi-organizado, e a luta para distinguir mocinhos e bandidos, a confusa busca da identificação do certo e do errado, onde de forma bem brasileira o traficante é quase herói e o usuário de drogas é o “boa praça” que só quer “tirar onda”.

No segundo filme se mostra que mesmo os bons têm muito mais dificuldade mesmo estando no lugar de comando, onde o sistema por sua contaminação leva tudo e todos no mesmo caminho.
O homem que não se enverga é atingido, e a permissividade ou o silencio dos bons permite que os corruptos se aproveitem do momento e tomem conta de tudo a sua volta.
Onde o crime já permeou a sociedade e o que fazia parte apenas do gueto hoje esta na alta sociedade e como detentora do poder, utilizano-o para cada vez mais se perpetuar.
Viver numa sociedade como a nossa com valores morais e desigualdade social é extremamente caro, pois os corretos, íntegros e cumpridores de suas obrigações são taxados por “trouxas” e o bacana é aquele que não respeita as normas.

O comum é nesta sociedade aquele que tira vantagens, que faz negociatas, prejudicando a grande massa, que usurpa a população, ou mesmo aquele que comete pequenos delitos, como comprar um vídeo pirata, que tem gato na luz ou na net, aquele que fura a fila, que passa o sinal vermelho ou tranca o cruzamento.
O alienígena em nossa sociedade é aquele que busca cumprir suas obrigações, estar dentro das normas e leis.
Neste dia gostaria de deixar esta mensagem de reflexão, que mesmo me achando como um ET na maioria das vezes, mesmo cometendo deslizes como todo ser humano, ainda sim, gostaria de poder deixar estar reflexão com a finalidade de que mais pessoas pudessem pensar sobre este tema e se for o caso analisar suas condutas e buscar contribuir com atitudes mais éticas e altruístas na busca de um edifício social mais fraterno, justo e igualitário.
Ainda acredito que há recuperação, basta nos organizar-mos como fazem os corruptos, iniciando na base, na família com valores morais e éticos adequados, que chegará em nossas ruas, bairros, Cidades, Estado e Pais. Não digo que é fácil, mas é o combate que vale a pena.
Saúde e Paz

Paulo Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Leitor, sua opinião é fundamental para o aprimoramento do nosso blog, sinta-se a vontade para opinar, sugereir, questionar, criticar e até mesmo elogiar. Participe...contribua.