quarta-feira, 2 de junho de 2010

A importância da higienização

O objetivo da Tanatopraxia são basicamente três, aparência, conservação da material e o principal a higienização do corpo.
A primeira função elencada é com base na necessidade da família em despedir-se de seus entes, ou seja, a aparência do falecido influencia inclusive na forma de elaborar o luto, diminuindo as possibilidades de traumas e futuras patologias.
Já na questão de conservação a aparência é fundamental para que os visitantes do velório, não sejam expostos a situações constrangedoras como mau cheiro, inchaço e extravasamento de fluidos corpóreos e gases, que afetam tanto a questão psicológica assim como a salubridade.
Mas a terceira questão pode ser a mais importante, se levarmos em conta o bem mais valioso do ser humano, a saúde, ainda mais se considerarmos que alem dos familiares e amigos que irão ao velório, também a exposição dos colaboradores a patologias originadas da manipulação destes corpos.
Desta forma torna-se essencial para empresas funerárias que percebem a necessidade de utilizar protocolos reconhecidos para a efetiva profilaxia do corpo.
O inicio do processo se da quando da busca do corpo, onde o local para transporte deve ser em urna de fibra, devendo ser borrifado liquido germicida sob o corpo e deixando repousar por cerca de 20 minutos, tempo normal de translado entre hospital e empresa;
Ao chegar à sede da empresa retira-se o corpo da urna colocando-o sob a mesa de Tanatopraxia, levando-se a urna para limpeza com produtos adequados, iniciando a lavagem do corpo com sabem apropriado, bactericida e germicida, inclusive cabelo, olhos, boca e axilas e genitálias.
Os líquidos para tal trabalho devem ser eficazes, capazes de combater micro-organismos e como bactérias.
Isso significa que, a utilização de sabão liquido (lava loucas) para higienizar cadáveres é incompetente, ou ineficaz, por não ter poder germicida e bactericida adequado para o tipo de patogenos existentes.
Os agentes funerários podem trabalhar de forma, mais eficaz com material adequado, inclusive minimizando riscos de contágios que é muito menor se utilizados os EPIs adequados, evitando inclusive os riscos de passivos trabalhistas.
O procedimento de Tanatopraxia deve garantir a profilaxia interna e externa do corpo, assim sendo, a utilização de materiais e produtos adequados, é básico para o bom desempenho e eficácia do procedimento realizado.

A linha de produtos do Laboratório São Carlos de Somatoconservação, atende estas necessidades possibilitando que empresa com e sem Laboratório de Tanatopraxia possam ofertar a sua comunidade serviços adequados.

Saúde e Paz

Paulo Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Leitor, sua opinião é fundamental para o aprimoramento do nosso blog, sinta-se a vontade para opinar, sugereir, questionar, criticar e até mesmo elogiar. Participe...contribua.