sexta-feira, 4 de junho de 2010

O corpo

A mais fabulosa maquina criada por um ser supremo que podemos denominar de varias formas: Deus, Jeová, IOD, Grande Arquiteto do Universo, entre muitas outras maneiras, ou simplesmente o criador, o corpo humano, uma forma um conjunto de partes que trabalham na mais perfeita harmonia, com sincronismo que o homem não consegue repetir.

Pois esta é a matéria prima que o Tanatopraxista utiliza para desenvolver seu trabalho, um verdadeiro templo sagrado, que abriga a essência do Homem, que serve como veiculo ou receptáculo para que através do tempo marque sua estada nesta terra.

O convívio pode ser de segundos ou de século, não importa o tempo, o que de fato é importante é a intensidade desta vida vivida, se por pouco tempo marca pela expectativa de ser esperado, ou a alegria proporcionada neste curto período, se por muitos anos juntos de seus familiares a marca deixada é pelos exemplos, ensinamentos, forma de agir e ideais.

Mas esta maquina absolutamente fascinante, tem vida útil, conforme a utilizamos pode ser com maior ou menor tempo, podendo também ser interrompida por fatores externos como acidentes, violentos ou fortuitos, o certo é que não sabemos quando este tempo chegará.

Imagine uma pessoa de oitenta anos de idade, quantos amigos cultivou durante este tempo, quantos familiares, como podemos entregar esta pessoa para a sua comunidade sem a devida preparação do corpo, devolvendo o ar sereno, coloração natural, amenizando as marcas do tempo e aquelas causadas pela doença ou a fatalidade acidental, este trabalho é mais que aplicação de uma técnica é um sacerdócio, uma forma de glorificar o grande criador, devolvendo a natureza seja da forma que for, sepultado, cremado, de forma adequada.

A responsabilidade pela execução através de utilização de protocolos adequados é a forma de respeitar a família, a sociedade e também a memória do falecido, empresas que não pensam nos aspectos técnicos do procedimento colocam em risco todo o trabalho desenvolvido desde a criação da Tanatopraxia nos Estados Unidos no século XVIII.

Na mostra corpo humano quem pode acompanhar como tive o privilegio, foi possível perceber como é possível evoluir através da Tanatopraxia, mesmo que a técnica utilizada seja outra e com fim distinto, mas a forma de manipulação daqueles corpos mostra a gama de conhecimento de mestres que desenvolvem um trabalho magnífico.

A forma dos corpos apresentados permitem que pessoas mais sensíveis e atentas percebam a riqueza de detalhes e possibilidades a serem desenvolvidas, que vai muito alem de injetar fluido em quantidade, vazão e pressão, rendo homenagens aos mestres que tiveram coragem de criar estas obras de arte a partir de corpos, e também aos nobres colegas que desempenham a árdua tarefa de fazer da Tanatopraxia uma forma de homenagear a memória destas pessoas que deixaram este mundo, permitindo que seus familiares e amigos possam despedir-se de forma segura. Sabemos que ainda no Brasil e América do Sul trabalhamos ainda com o fator tempo, diferente do que ocorre no hemisfério norte, por exemplo, enquanto temos cerca de quatro horas para todo o procedimento nos países mais evoluído é possível entregar o corpo para velório em até vinte e quatro horas.
Aproveite a data de “Corpus Cristi” para tecer estes comentários sobre o corpo tendo em vista que ao sermos imagem e semelhança de Jesus Cristo, nada mais justo que pudéssemos refletir quão importante é este trabalho realizado diuturnamente, e que muitas vezes é esquecido por ser lá no laboratório, local normalmente no final da empresa, no subsolo, mas que é a essência deste digno e fundamental serviço que é fúnebre.

Saúde e Paz

Paulo Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Leitor, sua opinião é fundamental para o aprimoramento do nosso blog, sinta-se a vontade para opinar, sugereir, questionar, criticar e até mesmo elogiar. Participe...contribua.