sábado, 5 de junho de 2010

A função da morte



Qual seria a função da morte dentro de um sistema finito e com prazo de validade?

Sem a pretensão de adentrar por seara psicológica apenas convidar a rápida reflexão sobre o tema me arriscaria a dizer que pode ser a proteção da espécie.

Nascemos a partir de uma seleção, onde concorremos com milhares de espermatozóides, numa corrida alucinante onde em via de regra apenas um é o vencedor, correndo ainda o risco de não vingar.

Somo inseridos num mundo cada vez mais competitivo e cheios de relacionamentos, onde temos que ser o melhor, ou somos rotulados desde a escola como perdedores, galgamos degraus durante a adolescência e a juventude para sermos aceitos, já na maturidade buscamos escalar os degraus sociais para imprimirmos nossa marca, constituindo família e repassando nossos valores aprimorados do que recebemos de nossos pais.

Neste ponto após o ápice que pode chegar ate os setenta anos de idade, iniciamos o ponto de declínio natural, claro que pode ocorrer em diferente idade, mas no geral ocorre desta forma, aonde o ser humano se entrega ao ócio, afasta-se de atividades físicas e intelectuais, iniciando um recolhimento, para que aqueles que nos viam como lideres vigorosos, exemplo permaneçam com esta imagem e não percebam a natural decadência física.

A vaidade é fator relevante porque desde sedo buscamos ser o melhor, o mais inteligente, o mais belo, para conquistar a mais bela fêmea/macho, para que espécie se aperfeiçoasse, a fim de dizermos que geramos o melhor exemplar humano possível, isso tudo em nome da preservação da espécie e aprimoramento da mesma.

Como obra prima, o ser humano não poderia aceitar que toda esta inteligência, forca e magnitude se terminassem ruindo em estado de debilidade física e mental.

Talvez esta seja uma das explicações de mantermos nossos idosos em locais especiais, alguns com excelência, outros nem tanto muitos sem qualquer qualidade, mas independente do local, o objetivo é manter distante a imagem da decadência, mesmo que haja carinho e respeito.

Mas é doloroso aos demais aos humanos perceberem a finitude, certamente por esta razão as doutrinas religiosas nos trazem a mensagem de imortalidade, para que possamos ser tementes e controlados durante nossa passagem por este mundo, assim como para podermos galgar lugar entre os eleitos no outro mundo.

O que deixamos, são os exemplos das atitudes que praticamos os amigos que cultivamos e os ideais que defendemos, assim acredito que a função social da morte é manter a raça humana sempre como imortal, por estar em evidencia o que há de melhor, o melhor corredor, jogador, empresário, líder, permitindo que o esquecimento amenize a dor da perda, seja ela por óbito real ou de convívio.

A imortalidade nos é concedida ao sairmos do cenário e continuarmos sendo lembrados, comentados e seguidos, mesmo que por um pequeno grupo de pessoas, isso vale para a vida e para a morte.

Saúde e Paz

Paulo Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Leitor, sua opinião é fundamental para o aprimoramento do nosso blog, sinta-se a vontade para opinar, sugereir, questionar, criticar e até mesmo elogiar. Participe...contribua.