quarta-feira, 9 de junho de 2010

A responsabilidade no serviço fúnebre

Já tratamos algumas vezes sobre tema semelhante, mas acredito que esta noticia de condenação de hospital por troca de cadáver demonstra quão serio pode tornar-se um equivoco e a complexidade deste trabalho.

Os alertas servem para que as empresas percebam que o risco existentes no trabalho fúnebre devem ser minimizados a partir de estabelecer processos e rotinas de trabalho que visem minimizar as possibilidades destes percalços.

Iniciemos pela noticia divulgada pelo G1.com nesta data: Justiça determina pagamento de indenização a familiares de falecido que foi trocado quando da entrega a empresa funerária.

Fato ocorrido na cidade de Porto Alegre, no ano de 2005, no hospital Moinhos de Vento, um dos mais renomados e eficientes hospitais da Capital Gaucha que é referencia em qualidade, tecnologia e por seu corpo técnico.

A decisão foi tomada em segunda instância pela 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), e divulgada nesta semana. Cabe recurso.

De acordo com o TJRS, os três autores da ação afirmaram que a paciente morreu em decorrência de problemas cardiovasculares. A troca de corpos só foi percebida após a chegada do cadáver ao crematório.

Em primeira instância, o hospital foi condenado a pagar R$ 2,5 mil para cada um dos três autores, por danos morais. Os autores, no entanto, recorreram da decisão exigindo aumento do valor fixado na sentença.

Ainda segundo o TJ, em segunda instância, a Justiça considerou ter havido descaso e negligência por parte do hospital e determinou indenização de R$ 15 mil para cada autor.
Fato como este pode ocorrer não apenas no hospital, mas também nas empresas funerárias, no caso da noticia, ficou claro a responsabilidade por parte da instituição de saúde, mas poderia haver comprometimento solidário por parte da funerária, inclusive por esta ultima normalmente ser o lado mais frágil.

A forma mais eficaz de iniciar este processo é através de identificação por parte de um familiar no momento da busca ou ainda melhor se ao tratar o serviço o agente se dirigia até a capela morgue e juntamente com o familiar coloque pulseira identificadora, para liberar a família de ter que retornar e facilitar para a equipe de remoção quando da busca.

Imaginem que ocorresse a cremação deste corpo, tendo em vista que este era o planejado, ocorre que muitas vezes após o óbito as pessoas por motivos diversos ficam um pouco diferente, muitos familiares mais próximos nem querem ver seu ente, a emoção e a dor da perda confundem por vezes e ainda outros que vão a cerimônia de despedida nem tinham contato com o falecido a tempo, desta forma poderia passar desapercebido tal fato de reconhecimento, causando duplo problema, cremação sem autorização devida, manipulação de cadáver sem autorização, não cumprimento de contrato de prestação de serviço pois o falecido a ser manipulado poderia estar no hospital ou sendo removido por outra empresa funerária.

Todas estas hipóteses poderiam sim ocorrer e deixar a empresa, o hospital, o cemitério ou crematório em dificuldades.

Por estes motivos que se faz necessário treinamento constante das equipes, investir em treinamento é melhorar processos e esta é a função do gestor, buscar otimizar recursos e alavancar negócios onde os riscos se tornem cada vez menor.

Da mesma forma que este risco existe, também alerto sobre o que todos os dias têm ao transportar, principalmente em viagens, famílias quando realizamos translados, é como se estivéssemos assumindo um passivo que pode determinar o fechamento de uma funerária.

Imagine se trocar um cadáver pode gerar 45 mil de indenização, o quando poderia custar responsabilização civil e criminal por acidente de transito.

Recentemente houve acidente onde a empresa levava alem do corpo, mais três familiares em seu veiculo e que ao ocorrer acidente estes familiares morreram.

A grande parte dos veículos fúnebres está em nome de pessoa física, sem adaptação correta, sem seguro, alguns com motorista pouco experiente, com sobre hora de trabalho, alguns saindo para viajar após plantão de 12 horas entre outros problemas.

Deixo aqui um alerta aos colegas para evitar estes riscos, sei das dificuldades existentes no mercado e que muitas vezes a busca pela prestação do serviço e oferecer diferencial as famílias para garantir a fidelização leva a prestar serviço que não nos cabe como transporte de passageiros, assim devemos pesar bem para ver a melhor forma de trabalhar.

Treinamento e melhoria de processos esta é a lição que tiramos desta situação da troca de corpos.

Saúde e Paz



Paulo Coelho

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