terça-feira, 30 de junho de 2009

Os ritos



Nascemos, vivemos e morremos.
Mas o que acontece entre o inicio e o fim é o que marca uma vida, desta forma nossas atitudes são determinantes para avaliação deste percurso.
Ao nascermos, contamos com o prestigio de nossos pais e familiares, que estarão conosco na cerimônia de batismos (para os católicos) apresentação (para os pentecostais), no primeiro ano de aniversário, por toda dificuldade que existia antigamente para uma criança chegar nesta idade, faz-se grande festa, ainda hoje mantida a tradição, quem vem comemorar são ainda os amigos de nossos pais e seus filhos da mesma faixa de idade, já buscando iniciar relações futuras para o aniversariante.
Aos quinze ou dezoito anos, no primeiro para meninas e o outro aos meninos, iniciamos outra fase aonde quem vem festejar são familiares, alguns poucos amigos muito próximos dos pais e os amigos do aniversariante, iniciando sua rede pessoal, que serve como forma de apresentar este jovem a sociedade.
No Casamento, igualmente temos a família dos noivos, amigos dos pais – normalmente os mais importantes – e a grande rede de amigos dos noivos, onde é anunciado para a comunidade que uma nova família se forma. O inicio marcante serve para anunciar que a busca pelo prestigio, reconhecimento pessoal e poder, iniciam-se também nesta nova unidade familiar que se fortalece através da união destas duas famílias, ou seja, ambas estão fortes e atuantes na sociedade, inclusive demonstrando seu poder financeiro e prestigio através da dimensão da festa, numero de convidados e das pessoas importantes presentes nela.
Temos neste momento quase que um ciclo encerrado, não fosse pela ausência até o momento da única certeza desde o início do ciclo.
Mas antes disso vamos discorrer sobre os aniversários ao longo dos anos de vida, que atualmente ocorrem cerca de 75 vezes, para que comemoramos estas datas, inicialmente para mostrar que existimos, vencemos barreiras, iniciamos novas fazes, quando adultos continuamos a fazê-lo para comunicar a sociedade que ainda estamos no “mercado” ou seja vivos e atuantes, que progredimos – isso demonstramos através da festa – uma forma de agradecer a todos que nos são caros e principalmente a vida por sua generosidade, a demonstração de sucesso esta na quantidade de pessoas nas festas e nos locais cada vez mais sofisticados onde festejamos...
E quando chega a morte... o último ato onde nosso corpo que carregou nossa essência durante esta trajetória estará junto, que é a forma pela qual a maior parte das pessoas pode ter como referencia de outro ser, através da imagem, do contato, ver e sentir... o que devemos fazer, como proceder, esta é a pergunta.
O que significou para sua família, amigos, colegas e conhecidos, sociedade e comunidade, que legado foi deixado, todas estas questões devem ser analisadas para que não cometamos nenhuma injustiça com a memória da pessoa que parte neste momento.
Qual a forma mais adequada de valorizar esta vida...
Voltaremos neste tema mais profundamente num próximo momento, hoje apenas uma rápida pincelada para dizer que os ritos de passagem, são fundamentais para a existência dos seres humanos, estando inseridos em nossas vidas apenas aguardando para serem decifrados.
Neste artigo, busco fazer uma homenagem aos meus amigos, colegas e conhecidos mesmo que apenas de internet, pela homenagens e mensagens recebidas pela passagem de mais um ano, com o privilégio do convívio com vocês.

Saúde e Paz
Paulo Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Leitor, sua opinião é fundamental para o aprimoramento do nosso blog, sinta-se a vontade para opinar, sugereir, questionar, criticar e até mesmo elogiar. Participe...contribua.