domingo, 28 de junho de 2009

Primeiro caso de óbito por Gripe Suína ou H1N1

Iagem: Internet - google - 28/06/09
Neste domingo ocorreu o primeiro caso de morte por vírus da Gripe H1N1 na cidade de Passo Fundo - RS.
Até o momento não foi editada norma ou tipo de cuidado necessário para tratamento em caso de óbito por este tipo de vírus.
Com esta preocupação a ABT e ANEF, buscou informações em diversos compêndios, jornais e autoridades sanitárias para saber como proceder em caso de óbito, por esta causa.
Tendo em vista que se trata de vírus, semelhante ao da gripe comum, assim se propaga pelo ar, através de ambientes fechados, pelo espirro, tosse, secreções seja nasal ou bucal.
As autoridades recomendam que não se utilize ambientes coletivos fechados, buscando sempre que possível arejar/ventilar bem estes locais e lavar bem as mãos, seguidamente ou após manuseio de animais, lixo, outras pessoas, materiais coletivos e antes de refeições.
Quanto a manuseio de cadáveres, é fundamental a utilização de EPI´s completos, jaleco, botas, luvas, óculos, mascara, neste caso com filtro biológico e após descartar o material de forma adequada, após o uso, sem haver contato com os descartáveis contaminados, outra preocupação é quanto a preparação, que deve ser feita em laboratório de Tanatopraxia, com ventilação adequada.
O procedimento mais indicado é a Tanatopraxia, onde há a higienização completa interna e externa do cadáver, com a aspiração posterior, retirando gases e líquido do pulmão, inserindo-se liquido conservante que evitará a propagação ou formação de gases que posteriormente poderia ocorrer a expulsão destes para o meio ambiente, normalmente no velório, que, em via de regra é local fechado, portanto pouco ventilado.
Por precaução não transportar o cadáver na urna definitiva, utilizando urna de fibra para busca em hospital ou IML/DML, a roupa da mesma forma, deve ter contato com o cadáver apenas após a Tanatopraxia.
O Agente funerário e todos que tiverem contato com o cadáver devem se proteger com luvas e mascara do tipo filtro biológico e lavar bem as mãos e rosto após esta proximidade.
A urna recomendada para o procedimento de Tanatopraxia é urna normal, mas recomendamos que seja com visor fechado, nos casos de não submetido a Tanatopraxia é fundamental que se utilize urna de zinco ou fibra, lacrada através de estanho, chumbo ou fibra de vidro, permitindo que esteja hermeticamente fechada.
Lembrem-se que o maior bem que o agente funerário tem é sua saúde, assim não devemos nos descuidar, ao mesmo tempo nossa maior responsabilidade é garantir que as famílias não levam para casa nada alem da saudade do falecido, nos cabe trabalhar para garantir a salubridade das famílias que nos contratam.
Saúde e Paz

Paulo Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Leitor, sua opinião é fundamental para o aprimoramento do nosso blog, sinta-se a vontade para opinar, sugereir, questionar, criticar e até mesmo elogiar. Participe...contribua.