terça-feira, 30 de junho de 2009

Morre um ASTRO


O significado da morte é algo que pode mexer com o mundo, com um continente, com um país, uma região, um estado, uma cidade, um bairro, uma rua ou uma residência.
Mas indubitavelmente mexe com pessoas, seja em grande número como nos casos de morte de artistas ou poucas pessoas nos casos de cidadãos comuns.
O que se pode observar é que este fato que é o mais certo de todos a partir do nascimento é marcante para a sociedade, os desastres como nas quedas de aviões, das torres de Nova York, mexem com mais pessoas do que os casos de óbitos de desconhecidos que falecem de causas naturais, apenas diferindo o nível de valoração externa dada a cada caso.
Independente do falecido, o que se busca sempre não é apenas anunciar uma morte, mas sim celebrar aquela vida que foi vivida, esta é a função do velório na atualidade, e para que possamos atuar de forma adequada, precisamos tratar cada família que chega a nossas empresas como se estivéssemos recebendo o Rei da Inglaterra para tratar da morte da Rainha, ou a primeira dama do Brasil para tratar do velório do Presidente, devemos estar prontos a cada dia a cada segundo para efetuarmos o atendimento de nossas vidas, em termos comerciais e humanos.
Não importa se quem nos procura é morador da vila, que não tenha reconhecimento ou prestigio social, se quem morreu é um “marginal” ou é autoridade, que nos basta saber é que estamos sendo procurados para tratarmos das homenagens póstumas a um ser humano, que para algumas pessoas era mais importante que todas as celebridades juntas. Nossa missão esta em confortar e acolher a família, através do profissionalismo, sem se envolver sentimentalmente, tendo em vista que a busca da família não é por pessoas para chorar junto, mas por profissionais, que com a sensibilidade de ser humano não a trate como mais um.
Esta distinção faz com que as empresas se diferenciem vender caixão e levar para o cemitério, qualquer um pode fazer, mas acolher a família, buscando saber o que ela necessita e não sabe, esse é o diferencial das empresas de sucesso e das demais empresas. Importante salientar que o sucesso da empresa não esta na conta bancaria ou nas instalações, mas sim na forma com que se conduzem os procedimentos internos, o que não aparece, como no laboratório de Tanatopraxia, nos investimento em qualificação dos profissionais, tanto no atendimento quanto nas áreas de retaguarda.
Não importa a classe social, todos os familiares querem o melhor para seu ente querido, seja como forma de resgate, seja como meio de agradecer por valores aprendidos, amor recebido ou por não saber expressar quando este ainda estava vivo, nosso papel é descobrir de que forma podemos ajudar estas famílias a resgatarem estas questões, pois o momento de chorar é este, durante o velório, nenhum choro irá suprir este que deixou de ocorrer durante o velório, podendo ocasionar uma elaboração do luto problemática que pode levar a depressão outros males da saúde.
Tratar como se todos fossem celebridades e que estamos organizando um velório para comemorar uma vida vivida, esta é a mensagem que divido com vocês meus amigo e colegas.
Saúde e Paz

Paulo Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Leitor, sua opinião é fundamental para o aprimoramento do nosso blog, sinta-se a vontade para opinar, sugereir, questionar, criticar e até mesmo elogiar. Participe...contribua.