quinta-feira, 9 de julho de 2009

Velório
















Fotos: Internet 09/07/09 abril.com
O velório é o ato de viagiar o corpo da pessoa falecida, tinha inicialmente a esperança que a pessoa acordasse se estivesse com distúrbio de catalepsia – onde o paciente tornasse imóvel com baixa nos sinais vitais aparentando morte – esperança muitas vezes criadas pela negação da morte, que esta dentro dos ciclos de elaboração do Luto. Desta forma os velórios passaram a se popularizar, alem da necessidade de se fazer algo com o falecido até que a urna funerária ficasse pronta e os preparativos no cemitério fossem alocados.
Atualmente o velório faz parte da vida das comunidades, apesar de estarem diminuindo consideravelmente o tempo de execução, principalmente no Brasil. Em países como nos EUA o velório pode demorar para iniciar mais de 24 horas em casos normais e ocorrerem por uma semana, durante o horário comercial de segunda a sexta feira, na Alemanha é comum velórios de até 14 dias.
No caso do velório do cantor Michael Jackson, o velório ocorreu em local especial, devido a sua importância para o mundo artístico. O ginásio Staples Center, foi especialmente preparado para receber a urna funerária do Astro, juntamente com inúmeras coroas de flores e arranjos, o cerimonial foi minuciosamente preparado para que fosse possível receber os convidados para a última homenagem de corpo presente ao ídolo. Mesmo com a urna funerária fechada, e com a dúvida se o corpo do cantor estaria ou não dentro dela, juntaram-se cerca de 8 mil pessoas que receberam o direito de entrar no ginásio para homenagear e ver o tributo a Michael Jackson.
Que maravilhosa homenagem foi feita ao Rei do Pop, claro que fazer show durante o velório é para pessoas muito especiais, mas a parte dos discursos, isso é possível para todos os velórios, quem não tem um amigo que lembre de uma história pitoresca, de companheirismo, de amizade, de gratidão, de generosidade, um filho que queira agradecer os valores morais e éticos recebidos dos pais, ou as alegrias proporcionadas por um filho que se vai; tenho convicção que havendo um planejamento, perguntas certas, é possível conseguir entre cinco e dez pessoas que queiram e possam falar durante o velório, tornando este mais confortante para a família.
A musica é outro ponto importante, uma vez que tranqüiliza e permite aliviar as tensões do ambiente, assim seja musica mecânica (cd) ou por instrumentos, é possível que se coloque a disposição da família durante determinado momento do velório.
Havendo tempo hábil, montar uma apresentação multimídia para que seja apresentada durante o ritual de despedida, também é uma possibilidade muito bem aceita.
Estes produtos e serviços devem ser planejados com antecedência, ou seja, contatar músicos que se disponham a tocar nestas ocasiões, ter roteiros diagramados de falas e questionários, para que os amigos e familiares que queriam falar saibam o que pode e o que não é aconselhavel, que deve ser algo sóbrio, uma vez que não se busca constranger ninguém e este ato é solene e de respeito tanto ao falecido quanto a família deste.

A prefeitura de Los Angeles informou que o custo com a montagem do aparato de segurança pública para o acontecimento apenas com horas extras dos policiais teria chego a U$1 milhão, pelas informações recebidas até o momento não houve nenhum incidente durante o velório.
Mas o que nos deixa de lição este acontecimento...
Primeiro que a morte dá tanto ou mais ibope quanto uma posse presidencial;
Independente de quem seja é um fato social importante para a comunidade, podendo ser maior ou menor com base na importância do personagem para a sociedade;
A família – pais, filhos, irmãos e cônjuge, alem dos amigos sempre buscam a melhor homenagem possível, independente da classe social;
O velório com urna fechada, pode causar certa angustia e dificuldade na elaboração do luto, uma vez que é importante ver o falecido na urna para iniciar o processo de aceitação do fato ocorrido;
Não ver o sepultamento igualmente dificulta esta questão de aceitação, uma vez que se perde a referencia para dirigir uma oração, deixar as flores;
A maior lição que obtive foi a certeza que estamos num segmento cheio de possibilidades mas se continuarmos a vender CAIXÃO não conseguiremos jamais garantir nossa permanecia neste mercado, seremos literalmente engolidos pelas grandes redes, tanto nacionais quanto internacionais ou por outros mercados e até mesmo rejeitados pelos nossos clientes que buscam sempre mais, mais qualidade, mais atenção, mais confiança, mais humanidade, mais inovação, mais opções.
A um produto não deve representar mais que 25% do faturamento de uma empresa que é prestadora de serviço, é necessário inovar sempre, nem todo dia falece um Pop Star, mas todo dia falecem pessoas que necessitam de produtos e serviços especializados, devemos estar prontos para suprir a necessidade deste cliente, mas para isso precisamos nos qualificar.
Voltaremos a este tema para tratar de cada tópico abordado.
Saúde e Paz
Paulo Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Leitor, sua opinião é fundamental para o aprimoramento do nosso blog, sinta-se a vontade para opinar, sugereir, questionar, criticar e até mesmo elogiar. Participe...contribua.