sábado, 26 de abril de 2008

Tanatopraxia - Somatoconservação


Somatoconservação

Descrição da Técnica de Tanatopraxia

A Somatoconservação também conhecida como Tanatopraxia é uma técnica científica utilizada mundialmente, pela qual se promove a total profilaxia do corpo e estabilização temporária de cadáveres humanos, este procedimento é realizado em laboratórios especialmente construído em empresas funerárias.
Através deste procedimento é possível o resgate da aparência saudável do falecido, oferecendo conforto aos presentes no velorio pelas questões de aparência, e segurança, do ponto de vista sanitário, além de permitir translados, velório prolongado.
Apresenta também o benefício de se eliminar bactéria fungos e vírus existentes em ambiente hospitalar aumentando a segurança de todos que venham ter contato com o cadáver. Em função de suas concentrações adequadas, e de suas características químicas, os produtos utilizados não contaminam o solo onde é sepultado e não deixa resíduos em função de sua volatilidade. O principal produto conservante é o aldeído fórmico ou formaldeído que é um subproduto da destilação de álcool metílico.

A história da Tanatopraxia começou durante a Guerra Civil americana (1861-1865), onde soldados falecidos durante as batalhas, eram embalsamados no próprio local, em acampamentos improvisados, para serem entregues aos seus familiares. O médico que mais se destacou nesta técnica, foi o Dr. Thomas H. Holmes, considerado “o pai do embalsamamento moderno”. É atribuído a ele, durante a guerra, o embalsamamento de 4.028 (quatro mil e vinte e oito) homens. No mesmo período, Holmes, desenvolveu outros fluidos de embalsamamento mais seguros, graças à experiência adquirida.

Depois da Guerra civil, o ato de embalsamar passou a ser amplamente reconhecido pela sociedade americana e em 1922, a Funeral Directors National Association of the United States (NFDA), órgão que regulamenta a atividade dos profissionais do ramo, decidiu numa tentativa de aumentar o valor agregado aos mesmos, substituir a designação “empresário do ramo funerário” para” Diretor Funerário”. Naquele mesmo ano, o Dr. C.M. Lukins, da Pulte Medical College, em Cincinnati, Ohio, estabeleceu a Cincinnati School of Embalming, uma escola especializada na arte de embalsamar, como sendo a pioneira nos Estados Unidos.

No Brasil a atividade tem aproximadamente 14 anos de existência, iniciando-se em Curitiba/PR; Botucatu/SP e Belo Horizonte/MG, e como técnica científica consiste na seguinte seqüência de procedimentos:


4 comentários:

  1. o conhecimento e sempre bem vindo,gostei muito do artigo...

    ResponderExcluir
  2. Sei que a informação foi básica, contudo, aprendi um pouco mais, outrora eu pensava que os corpos esram preenchidos de palha etc. e fiquei sabendo que são injetados nos corpos injeções p conservação á curto prazo, que servem também para prevenir contaminações em geral.muito bom esse artigo.grato jorge fernandes -sp

    ResponderExcluir
  3. Sei que a informação foi básica, contudo, aprendi um pouco mais, outrora eu pensava que os corpos esram preenchidos de palha etc. e fiquei sabendo que são injetados nos corpos injeções p conservação á curto prazo, que servem também para prevenir contaminações em geral.muito bom esse artigo.grato jorge fernandes -sp

    ResponderExcluir
  4. Super legal e estou a cada dia com mais vontade de fazer os cursos e ser também uma profissional

    ResponderExcluir

Caro Leitor, sua opinião é fundamental para o aprimoramento do nosso blog, sinta-se a vontade para opinar, sugereir, questionar, criticar e até mesmo elogiar. Participe...contribua.