Diretor Funerário desde 1996, realizou curso de Tanatopraxia na UNESP no ano de 2001, Universidade de Belo Horizonte em 2004, Tanatopraxia Avançada em 2005, foi diretor do SESF-RS no periodo de 2000 a 2003 a frente do Departamento de Fiscalização e Ética, atuou como articulador na confecção da legislação de Porto Alegre, Presidente por duas gestões do Sindicato das Empresas Prestadoras de Serviços Funerários do RS entre os anos 2003-2005 e 2005-2008. Presidente da Associação Brasileira de Tanatopraxia - ABT, Presidente da Associação Nacional de Empresas Funerárias - ANEF. Rotariano desde 1996, atualmente no Rotary Club POA Azenha - Distrito 4680, ocupou os seguintes cargos nas gestões, duas Presidencias, uma secretaria, um protocolo, um Governador Assistente 2007-2008, no ano 2008-2009 coordenador dos Governadores Assistentes, 2009-2010 comissão de recursos financeiros do Distrito.
Membro da Fecomercio-RS, Conselheiro do SESC-RS.
Participou de diversas edições da Funexpo, Congresso de Empresas e Diretores Funerários do Mercosul, sendo o idealizador de uma edição na cidade de Porto Alegre participou de outras duas sendo uma em Gramado-RS e outra na Argentina - Mendoza.
Palestrante sobre o setor funerário, administração, preparação de corpos, qualidade no atendimento, cerimonial, motivacional, nas cidades de São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Três Rios - RJ, Porto Alegre e diversas cidades do Rio Grande do Sul, alem de Palestras em Rosario, Mendoza, Puerto Iguazu - Argentina.
Mais de 1300 agentes funerários treinados para o sistema de recolhimentos de corpos para fins de necropsia, através de curso institucional do SESF-RS, no curso de restauração osséa e de tecidos, preparação avançada de preparação de corpos.
Consultor de empresas, especializado em gestão funerária, desenvolvimento e implantação de legislação para o segmento funerário, cemiterial, SVO e àreas afins.
Atualmente conluindo Curso de Administrção Legislativa pela UNISUL e Ciencias Juridicas e Sociais pele PUC-RS.
Gostei muito do seu blo e das materias. Sou professor de necropsia em SP. A tanatopraxia é uma area que pode crescer, desde que se desfaça os preconceitos.
ResponderExcluirsrhonorio@gmail.com
Adorei seu blog e o conteúdo, meu desejo é um dia fazer o curso, gosto muito desses temas
ResponderExcluirSou tecnico de necropsia. Gosto muito das area de tanatologia em geral, em especial adimiro a tanatopraxia e a reconstituição facial. Como tec de necropsia ja fiz varias tanatopraxias e tambem reconstituições faciais, acho que isso insere bem pra agente funerarios, mas nem sempre se encontra bons profissionais para executar essas tecnicas, por isso as vezes fica a cargo do tecnico de necropsia fazer essas praticas, que tem conhecimento anatomico e tecnico pra realizar a reconstituição facial, mas nem sempre conhecimentos em tanatopraxia. No SVO houve treinamento especifico dos tecnicos em tanatopraxia para realizarem os procedimentos corretamente. Muito ampla essa nossa area.
ResponderExcluirO campo esta aberto a todos que buscam conhecimento.
Abraço
Sergio
necropsista
Boa noite companheiro Paulo Coelho, sou Ronaldo Borges, Belém - PA do Rotary Clube Belém - Sul, também Diretor Funerário: FUNERÁRIA PAX METROPOLITANA SERVIÇOS PÓSTUMOS LTDA.
ResponderExcluirSou natural de Uberaba-MG, estou em Belém desde dezembro de 1997.
Gostaria de manter mais contato com você, visto que temos vários interesses comuns, troca de experiência, intercambio comercial e tenho um grande projeto de nível nacional, dentro do setor funerário.
Saudações rotarias.
ronaldoborges51@hotmail.com
Tenho certeza de vai gostar, entre e leia.
http://novaordembrasileira.multiply.com/