sábado, 26 de abril de 2008

TANATOPRAXIA - CADAVER NECROPSIADO

Como em todo procedimento devemos conferir a identificação do corpo, a existência do atestado de óbito e a guia de sepultamento. Verificar o pedido e autorização da família para a execução da tanatopraxia. Preparar-se adequadamente para o procedimento, usando o material de proteção individual: Gorro, Máscara, óculos, Luvas, Avental e Bota de Borracha. Colocar o corpo na mesa adequada de trabalho (Mesa de Tanatopraxia com rede de esgoto própria,). Abrir a sutura da necropsia realizada no corpo (cavidade torácica, abdominal e cerebral); Aspirar as secreções contidas dentro da cavidade torácica e abdominal. Tratar a massa encefálica e cavidade cerebral com líquido conservante cavitário Identificar o saco pericárdico e o coração. Isolar a artéria aorta para infusão de liquido conservante pelo sistema arterial Realizar a abertura da veia cava, junto ao coração, com bisturi e introduzir a pinça drenadora em seu interior para escoamento de sangue e fluídos; Preparar o líquido conservante adequado dentro da bomba de infusão de líquidos na proporção de 4 (quatro) litros de água para meio litro de conservante, ou conforme necessário; Ligar a bomba para proceder à infusão do líquido até sua saída pela veia drenada Pinçar ou amarar pontos de drenagem ou vazamentos em vísceras ou vasos lesionados. Durante a infusão, proceder à massagem da superfície corporal usando sabão degermante; Após a infusão, retirar a cânula e pinça drenadora. Rebater vísceras das cavidades torácica e abdominal e coloca-las dentro de saco contendo líquido conservante e acondiciona-lo no interior do corpo ou da urna. Proceder a aspiração do conteúdo da cavidade torácica e abdominal; Após aspiração aplicar produto conservante (gel ou pó) nas cavidades; Promover a sutura de fechamento das incisões de necropsia (incisão toraco-abdominal e cerebral). Hoje a tanatopraxia é uma técnica científica aceita e padronizada em vários países ocidentais e orientais, bem como aceita mundialmente pelos meios de transporte aéreo, marítimo e terrestre.

2 comentários:

  1. gostaria de saber se existe algum curso p aspiraçao d corpos nao necropsiados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Rogério, o que foi citato acima é a tanatopraxia em corpo aberto, então, a aspiração de corpos não necropsiados consiste na tanatopraxia em corpo fechado!

      Excluir

Caro Leitor, sua opinião é fundamental para o aprimoramento do nosso blog, sinta-se a vontade para opinar, sugereir, questionar, criticar e até mesmo elogiar. Participe...contribua.