domingo, 29 de agosto de 2010

A farra do Seguro DPVAT

Entra em pauta na próxima terça-feira (31), no Senado pela CAE (Comissão de Assuntos Econômicos), um projeto que poderá destinar aos estados e municípios recursos DPVAT, que é o seguro obrigatório de danos pessoais causados por veículos automotores terrestres.
Atualmente, as seguradoras repassam à União 50% dos valores recolhidos com o seguro - a outra metade custeia as indenizações. A proposta em exame na CAE destina à União apenas 15% desses recursos e divide os 35% restantes com os estados (15%) e os municípios (20%).
A matéria em exame é um substitutivo do senador João Vicente Claudino (PTB-PI) ao PLS 16/2008, de autoria do senador Marconi Perillo (PSDB-GO). No entender de Claudino, os recursos devem ser usados exclusivamente no custeio da assistência médico-hospitalar de vítimas de acidentes de trânsito.
Na defesa da proposta original, que previa 50% para custear as indenizações, 35% para o Fundo Nacional de Saúde e 15% para estados e municípios, Marconi Perillo argumenta que os gastos hospitalares com atendimento e tratamento das vítimas de acidentes de trânsito recaem, em sua maior parte, sobre estados e municípios. Estes dispõem de unidades de saúde destinadas a urgência e emergência.
O autor da proposta observa que, para os estados e municípios, esses recursos representariam contribuição importante ao provimento dos serviços, enquanto que, na esfera da União, constituiriam apenas parcela do custeio da atividade.

NÚMEROS
De acordo com o site oficial do DPVAT, no ano de 2009 , a arrecadação dos Consórcios do Seguro DPVAT, que abrange todas as categorias de veículos: carros de passeio, motos, táxis, veículos de transporte coletivo, caminhões, camionetas, máquinas de terraplanagem e equipamentos móveis em geral (quando licenciados) - foi de R$ 5,409 bilhões, valor correspondente a mais de 42,7 milhões veículos segurados.
Do total arrecadado, 45% foram destinados ao Fundo Nacional de Saúde - FNS, do Ministério da Saúde, conforme dispõe a Lei 8.212, de 1991, alterada pela Lei 9.503, de 1997, e 5% da arrecadação foram destinados ao Departamento Nacional de Trânsito DENATRAN, do Ministério das Cidades, conforme determina a Lei 9.503, de 1997


A questão mais pertinente é a maior transparência quanto a utilização destes valores, seja para repasses ao FNS, DENETRAN ou mesmo para as indenizações.

A arrecadação é farta os gastos de igual forma, contudo a austeridade nos gastos permitem questionar o que de fato ocorre com os valores do DPVAT.

O DENATRAN investe os seus 5% em que campanhas educativas que tenham resultados práticos ao longos destes muitos anos que o sistema existe.

O Ministério da saúde FNS, que fica com quase metade do valor arrecadado, a questão é a transparência da utilização destes valores, quanto fica para questões administrativas e quanto vai para indenização, e se é repassado aos hospitais qual o motivo de hospitais públicos formarem fundações para encaminharem DAMS - Reembolso de Despesas Médicas e Hospitalares, que é recebido pelos hospitais públicos que atendem o SUS através de convenio, e para os particulares através de processos próprios conforme tabela especial do DAMS, ocorre que alem das verbas do SUS, hospitais públicos recebem verbas em dobro através da indenização deste sistema do DPVAT.

A Seguradora Líder do Consorcio DPVAT sabe destas questões e de muitas outras sem fazer nada até a presente data para evitar fraudes tanto na indenização de óbitos, invalidez e despesas médicas.

A quem interessa o aumento das despesas deste sistema, a quem importa o aumento dos acidentes que ocorrem com veículos, motos e pedestres envolvendo os indenizáveis do Seguro DPVAT, me atrevo a dizer que é exclusivamente aos Administradores desta fortuna que é a arrecadação do DPVAT.

Abrir esta caixa preta é fundamental, não basta o parcelamento do seguro como o projeto prevê para as motos, tem que haver revisão no valor cobrado e na aplicação dos recursos auferidos pela arrecadação, muito mais pode ser feito com estes valores, mesmo havendo a diminuição dos valores em 30% do que é cobrado hoje.
Outra questão importante a ser analizada é que o maior número de acidentes com veículos ocorre com carros potentes de última geração e os valores cobrados é dentro de patamar nornal e igual aos veiculos de menor valor, já entre as motos os números mostram que ocorrem em proporção majoritária nas motos de baixa cilindrada, igual ou menor a 250cc, e os valores cobrado destas e das motos maiores é o mesmo. Ocorre que as motos maiores são utilizadas em via de regra por pessoas mais maduras e nos finais de semana, diferente das menores utilizadas por motoboy´s e profissionais de transporte sob duas rodas o que faz automaticamente aumentar o risco de acidentes.
Mas todos estão no mesmo balaio, sendo Extorquidos de forma oficial pelo segmento privado de seguro com autorização do poder público.
Esta farra do DPVAT tem que terminar, tem muitos ganhando de forma irregular das pobres famílias que deveriam ser as beneficiadas por esta indenização.

Saúde e Paz

Paulo Coelho

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

VISÃO DE ADULTO... VISÃO DE CRIANÇA...

Éramos a única família no restaurante com uma criança.
Eu coloquei Daniel numa cadeira para crianças e notei que todos estavam tranqüilos, comendo e conversando.
De repente, Daniel gritou animado, dizendo: 'Olá, amigo!', batendo na mesa com suas mãozinhas gordas.
Seus olhos estavam bem abertos pela admiração e sua boca mostrava a falta de dentes.
Com muita satisfação, ele ria, se retorcendo.
Eu olhei em volta e vi a razão de seu contentamento.
Era um homem andrajoso, com um casaco jogado nos ombros, sujo, engordurado e rasgado.
Suas calças eram trapos com as costuras abertas até a metade e seus dedos apareciam através do que foram, um dia, os sapatos.
Sua camisa estava suja e seu cabelo não havia sido penteado por muito tempo.
Seu nariz tinha tantas veias que parecia um mapa.
Estávamos um pouco longe dele para sentir seu cheiro, mas asseguro que cheirava mal.
Suas mãos começaram a se mexer para saudar..
'Olá, neném. Como está você?', disse o homem a Daniel.
Minha esposa e eu nos olhamos:
'Que faremos?'.
Daniel continuou rindo e respondeu, 'Olá, olá,amigo'.
Todos no restaurante nos olharam e logo se viraram para o mendigo.
O velho sujo estava incomodando nosso lindo filho.
Trouxeram a comida e o homem começou a falar com o nosso filho como um bebê.
Ninguém acreditava que o que o homem estava fazendo era simpático.
Obviamente, ele estava bêbado.
Minha esposa e eu estávamos envergonhados.
Comemos em silêncio; menos Daniel que estava super inquieto e mostrando todo o seu repertório ao desconhecido, a quem conquistava com suas criancices.
Finalmente, terminamos de comer e nos dirigimos à porta.
Minha esposa foi pagar a conta e eu lhe disse que nos encontraríamos no Estacionamento.
O velho se encontrava muito perto da porta de saída.
'Deus meu, ajuda-me a sair daqui antes que este louco fale com Daniel', disse orando, enquanto caminhava perto do homem.
Estufei um pouco o peito, tratando de sair sem respirar nem um pouco do AR que ele pudesse estar exalando.
Enquanto eu fazia isto, Daniel se voltou rapidamente na direção onde estava o velho e estendeu seus braços na posição de 'carrega-me'..
Antes que eu pudesse impedir, Daniel se jogou dos meus braços para os braços do homem.
Rapidamente, o velho fedorento e o menino consumaram sua relação de amor.
Daniel, num ato de total confiança, amor e submissão, recostou sua cabeça no ombro do desconhecido.
O homem fechou os olhos e pude ver lágrimas correndo por sua face.
Suas velhas e maltratadas mãos, cheias de cicatrizes, dor e trabalho duro, suave, muito suavemente, acariciavam as costas de Daniel.
Nunca dois seres haviam se amado tão profundamente em tão pouco tempo.
Eu me detive, aterrado. O velho homem, com Daniel em seus braços, por um momento abriu seus olhos e olhando diretamente nos meus, me disse com voz forte e segura:
'Cuide deste menino'.
De alguma maneira, com um imenso nó na garganta, eu respondi: 'Assim o farei'.
Ele afastou Daniel de seu peito, lentamente, como se sentisse uma dor.
Peguei meu filho e o velho homem me disse:
'Deus o abençoe, senhor. Você me deu um presente maravilhoso'.
Não pude dizer mais que um entrecortado 'obrigado'.
Com Daniel nos meus braços, caminhei rapidamente até o carro.
Minha esposa perguntava por que eu estava chorando e segurando Daniel tão fortemente, e por que estava dizendo:
'Deus meu, Deus meu, me perdoe'.
Eu acabava de presenciar o amor de Cristo através da inocência de um pequeno menino que não viu pecado, que não fez nenhum juízo; um menino que viu uma alma e uns adultos que viram um montão de roupa suja.
Eu fui um cristão cego carregando um menino que não o era.

Eu senti que Deus estava me perguntando:
'Estás disposto a dividir seu filho por um momento?', quando Ele Compartilhou Seu Filho por toda a eternidade..

O velho andarilho, inconscientemente, me recordou:
Eu asseguro que aquele que não aceite o reino de Deus como um Menino, não entrará nele.' (Lucas 18:17).
Apenas repita esta frase e verá como Deus se move:
'Senhor Jesus Cristo, te amo e te necessito, entre em meu coração, por favor'.
Passe esta mensagem a algumas pessoas especiais.
Não porque você receberá um milagre amanhã..
Mas porque você recebe o milagre todos os dias...
O milagre de estar vivo!!!
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Estamos prontos para receber a visita mais importante de nossas vidas... ou quando esta chegar nos pegará de qualquer jeito. Dizem que o cavalo passa encilhado apenas uma vez...


Aproveite e aprontem-se todos os dias para sua maior conquista.



Aproveite e apronte-se todos os dias para sua maior conquista.
Saúde e Paz
Paulo Coelho

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Campanha de erradicação da POLIOMIELITE

domingo, 15 de agosto de 2010

Funerária, Hospital, IML, Cemitério, os erros se destacam

Cada dia novo desafio

Empresas que buscam excelência em seus processos diariamente, que tem como a qualidade seu maior objetivo podem de uma hora para outra cometer erros.

Em noticia divulgada pelo sitio R7 da Record, mostrou total infelicidade de uma empresa Funerária com sede na cidade de Porto Alegre, de propriedade de um dos maiores grupos funerários do País com mais de uma centena de empresas espalhadas pelo território nacional.

O fato que chamou a atenção pelo atraso de mais de quatro horas para a chegada do corpo em velório após o horário combinado.

http://noticias.r7.com/rio-e-cidades/noticias/corpo-de-homem-e-esquecido-em-carro-funerario-no-rs-20100812.html no link é possível assistir a reportagem.
http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2010/08/justica-condena-cemiterio-indenizar-familia-por-troca-de-bebes.html - cemitério condenado por troca de bebes acesse e leia a reportagem completa.
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/776986-familiares-percebem-troca-de-corpo-durante-velorio-em-franca-sp.shtml - troca de corpo no IML, acesse a noticia na integra.
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/746979-hospital-do-rs-e-condenado-a-pagar-r-45-mil-por-troca-de-cadaver.shtml - hospital condenado por troca na entrega de cadaver, acesse na integra a reportagem.

Fatos como este, são comuns, troca de corpo como ocorrido recentemente no IML no interior de São Paulo, no Nordeste, em hospital no RS onde inclusive a instituição de saúde foi condenada a indenizar a família, passam a ser corriqueiros.
Cabe aos empresários rever de forma profissional a sistemática de trabalho e criar fluxos que garantam a eficácia dos processos.
A forma de evitar estas questões e muitas outras como atrasos, prometer e não entregar, cobranças equivocadas, podem ser evitadas com treinamento, muito treinamento.
O investimento neste tipo de procedimento deve ser previsto no custo de todas as organizações que visam o crescimento e destaque dentro do mercado, não há como evoluir sem ter equipe preparada através do treinamento exaustivo dos rotinas.
Outro grande problema esta no “turnover” palavra em inglês que indica o alto fluxo de rotatividade de funcionários dentro da empresa, o que pode prejudicar o treinamento e a criação da cultura da organização, pois dificulta a criação de uma identidade firme possível de perpetuar e deixar marca no mercado.
O motivo pelo qual pode apresentar esta troca constante de funcionários esta ligada diretamente a falta de qualidade na contratação, equívocos na busca do perfil ideal, problema de relacionamento dentro da empresa, e ainda salários e carga horária fora do mercado.
Estes motivos normalmente levam a grande rotatividade se acentuando o problema de relacionamento, onde o respeito e a cortesia com os colaboradores o tempo suficiente para que estes consigam outra colocação e mais uma vez a empresa sai à busca de profissional.
O custo de treinamento básico é muito grande, se comparado a custo de especialização, o que normalmente falta, pois a empresa não consegue juntar grupo suficiente para garantir a especialização por ter sempre que treinar o básico.
Isso quando o treinamento básico não é feito em duas ou três horas, através da informalidade do funcionário mais antigo que também deve ter recebido esta informação de outro colega com a mesma didática. Se questionado sobre esta tática de treinamento, sempre uso uma brincadeira de criança para exemplificar a dificuldade existente nesta forma de passar conhecimento, ainda mais neste segmento tão cheio de detalhes, a brincadeira é o telefone sem fio, lembra, aquela que uma roda ou linha de crianças se forma e a primeira diz uma palavra e diz a seguinte que também repassa a outra até chegar na última criança, o que normalmente chegava uma palavra ou frase totalmente totalmente diferente da proferida pelo primeiro, imagine isso sendo feito dentro das empresas, não pode funcionar!!!
Durante o desenvolvimento de cursos que visavam o aprimoramento de rotinas do sistema de remoção de corpos ao DML, por ocasião do convenio entre o sindicato funerário do RS com o governo daquele Estado, após ser questionado por alguns empresários da necessidade de todos os funcionários passarem pelo curso e não apenas um e este passar a todos, sempre demonstrava esta dificuldade didática, onde passávamos um parágrafo e pedíamos que fosse repassado, nas vinte edições feitas, com cerca de 950 pessoas, nenhuma vez se quer a frase inicial chegou ao final com exatidão.

A fórmula aconselhável é a criação de um manual da empresa, onde as rotinas, metodologias, valores e missão ficam reservados e a cada novo funcionário, é apresentado a este dentro de dinâmica de grupo, reciclando de tempos em tempos com os novos e antigos, buscando a evolução do manual a cada releitura.
Erros ocorrem em todas as empresas, mas somente nas melhores é tratado como possibilidade de aprimoramento de rotinas.
A sugestão a estas empresas que tiveram a infelicidade de cometer tais erros ou equívocos assim como ao IML e Hospital é que revejam suas rotinas, treinem de forma incessantemente para evitar tais questões.
Mas uma coisa é certa, não há mais espaço para amadorismo, todo erro tem seu preço, seja de perda de prestigio, dinheiro ou os dois.
Treinar é preciso!!!

Saúde e Paz



Paulo Coelho

domingo, 8 de agosto de 2010

Datas Especiais

Todos sabemos, que datas como dia dos Pais, Mães, Natal entre outras são basicamente comerciais ainda mais hoje em dia onde o comércio impera, mas isso não invalida a dedicação e o carinho existente.

Todo mercado ganha com estas datas, desde as mais simples lojas comerciais as mais sofisticadas, mas e o segmento funerário, como se comporta nestas datas...

Lembro que tinha um cliente que ligava todo dia dos Pais, Mães e Finados para encomendar um coroa de flor artificial, e esta situação nos permite a constatar que há campo para ser melhor desenvolvido para auxiliar estas famílias que querem homenagear seus entes.

Se as famílias nos contatam no momento mais delicado que é o da perda, porque não o fazem quando necessitam de lapide, coroas de flores após o sepultamento.

Certamente é porque não marcamos as famílias o suficiente, talvez por não perceber o potencial existente neste mercado de pós-atendimento, talvez por falta de treinamento de nossos funcionários que realizam o serviço imediato e de forma automática, que não buscam contemplar na integra o que a família necessita.

Na missa ou culto posterior ao sepultamento a empresa já esta distante da família na maior parte das vezes, buscando outros atendimentos, novos clientes sem se preocupar em conquistar por completo este que já estava sob o seu cuidado.

A analise de mercado através de pesquisas mostram que uma má impressão da empresa gera 21 atendimentos a menos, e uma boa recomendação gera 7 novos atendimentos e ainda que conquistar um novo cliente custa 5 vezes mais que manter um cliente que conhece a empresa. Estes números mostram que é muito mais econômico manter o cliente do que buscar novos, ainda muito mais no ramo funerário que em média leva oito anos para um retorno direto da família.

O atendimento completo pode gerar a excelência e o reconhecimento por parte do cliente a empresa que é o que se busca, pelo menos por aqueles que tem no mercado não apenas a forma de ganhar dinheiro, mas sim uma maneira de se realizar.

Aproveite este dia para alem de confraternizar com a família para também fazer uma autocrítica... quanto meus clientes me procuram após o atendimento fúnebre, o quanto pode render a conquista plena deste cliente, fidelização é o que se busca para a empresa, a partir destas respostas poderá ser estabelecidas novas metas e desenhados novos caminhos, que poderão conduzir a um serviço diferenciado e a conquista definitiva do mercado.

Treinar é a forma de alcançar estes objetivos.

Feliz dia dos Pais.
Saúde e Paz


Paulo Coelho

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Vitória histórica: PL 30 horas é aprovado no Senado!

Ato Público com 3 mil pessoas foi fundamental

Participantes do Ato Público se concentram no gramado do Congresso Nacional 
Os/as assistentes sociais já podem comemorar: às 20h50 desta terça-feira, 3 de agosto de 2010, o projeto de lei 152/2008, que define a jornada máxima de trabalho de assistentes sociais em 30 horas semanais sem redução salarial, foi aprovado no plenário do Senado Federal, em Brasília (DF). Após anos de lutas em defesa dos direitos da categoria e em busca de melhores condições de trabalho, assistentes sociais mobilizados/as com as entidades representativas do Conjunto CFESS-CRESS, da ABEPSS e da ENESSO conseguiram uma vitória histórica para o Serviço Social. O PLC 152/2008 segue agora para sanção do presidente Lula.

Os líderes dos partidos pronunciaram-se elogiando a categoria, suas valiosas funções, ainda mais num pais onde a desigiualdade social é presente.

A redução na jornada de trabalho foi uma luta iniciada a muito tempo, que através da mobilização dos profissionais e apresentado em 2008 como PL na Câmara dos Deputados, e que segue a partir deste dia 03/08/2010 para a sanção presidencial.

Mas o que deixa para outros setores desta vitória, questionamos. É que a mobilização e projeto adequado podem atingir seus objetivos. Concordando ou não com a redução, o que deve ser enaltecido é a busca pelo ideal, e estamos falando de uma classe não muito grande, em número de profissionais, se comparada com outras, mas que se mostraram eficientes e obstinados na busca dos seus ideais.

Quantas outras classes e categorias mais numerosas não conseguem se fazer compreender e ouvir, pro quais motivos isso ocorre: Provavelmente por que os interesses particulares sobrepõe os coletivos, por haver visão retrograda e centralizadora. Necessitamos rever o porquê não conseguimos avançar em nossas aspirações, como por exemplo no microsseguro, lei geral do segmento funerário, PL3572/08, onde a oportunidade de melhorar o segmento se perde a cada nova comissão que este projeto passa.

Fica os cumprimentos a esta classe unida e eficiente e o alerta as demais categorias que ainda não encontraram o caminho para este sucesso.



Saúde e Paz

Paulo Coelho

domingo, 1 de agosto de 2010

Implantação do SIRC deve facilitar registros em cartórios no Brasil

Entra em pratica o projeto SIRC – que tem por objetivo a centralização de informações sobre nascimento, casamento e óbitos.
Através de Grupo Interministerial criado pelo Governo Federal para uniformizar o Registro Civil brasileiro através do projeto intitulado Sistema de Informações do Registro Civil (SIRC), trabalhando a mais de dois anos consegue por em pratica o projeto que deverá facilitar a vida de muitos brasileiros.
Com implantação que estava prevista para o início de 2010, o sistema SIRC consiste no envio das informações dos cartórios de registro civil a uma central de dados gerida pelos órgãos públicos, constituindo-se em uma espécie de registro civil eletrônico, que distribuirá as informações dos cartórios brasileiros aos respectivos órgãos governamentais que gerem as políticas públicas e de estatísticas do Governo Federal.
Foram ministrado cursos e simpósios, os eventos contaram com a presença de representantes técnicos e jurídicos da Casa Civil e dos Ministérios da Justiça, Planejamento, Orçamento e Gestão, Defesa, Justiça, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Saúde, Previdência Social, Integração Nacional e Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), Conselho Nacional da Justiça (CNJ), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Dataprev e Serpro, com a finalidade de esclarecer e montar estratégias para implantação do programa.
Os registradores civis estiveram representados pela Arpen-SP - José Emygdio de Carvalho Filho, Mario de Carvalho Camargo Neto e Marcelo Velloso dos Santos e o técnico Marcos Petrônio Barbosa -, Recivil - José Aílson Barbosa e o técnico Jader Pedrosa -, Irpen-PR - Robert Jonczyk, Arion Toledo Cavalheiro Júnior e Ricardo Augusto de Leão.

A implantação do programa dividiu-se em duas plataformas básicas, uma que trata do tema técnico, onde a informática e transmissão de dados e a outro são relativos aos aspectos legais, ou seja legislativos.
Mas apesar do atraso inicial desde o dia 30/7 esta funcionando o SIRC, onde nove cartórios passam a utiilizar o sistema, ficando estabelecido que até março de 2011 todos os estarão em funcionamento.
Entre os benefícios apontados pelo novo sistema esta a maior agilidade na realização do registro, obtenção de segunda vias em qualquer cartório, havendo estimativa de diminuição do custo destas vias, alem de possibilitar a verificação dos recém nascidos os quais não são registrados, alem de questões relativas a previdência social onde a baixa dos aposentados que falecem sendo informados em tempo real evitando fraudes.
Resta aguardar para ver implantado em todo o Brasil este serviço que diminuirá as fraudes, dará mais agilidade aos registros, diminuirá custos aos usuários.
Parabéns aos participantes deste processo.

Saúde e Paz



Paulo Coelho