quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Vitória histórica: PL 30 horas é aprovado no Senado!

Ato Público com 3 mil pessoas foi fundamental

Participantes do Ato Público se concentram no gramado do Congresso Nacional 
Os/as assistentes sociais já podem comemorar: às 20h50 desta terça-feira, 3 de agosto de 2010, o projeto de lei 152/2008, que define a jornada máxima de trabalho de assistentes sociais em 30 horas semanais sem redução salarial, foi aprovado no plenário do Senado Federal, em Brasília (DF). Após anos de lutas em defesa dos direitos da categoria e em busca de melhores condições de trabalho, assistentes sociais mobilizados/as com as entidades representativas do Conjunto CFESS-CRESS, da ABEPSS e da ENESSO conseguiram uma vitória histórica para o Serviço Social. O PLC 152/2008 segue agora para sanção do presidente Lula.

Os líderes dos partidos pronunciaram-se elogiando a categoria, suas valiosas funções, ainda mais num pais onde a desigiualdade social é presente.

A redução na jornada de trabalho foi uma luta iniciada a muito tempo, que através da mobilização dos profissionais e apresentado em 2008 como PL na Câmara dos Deputados, e que segue a partir deste dia 03/08/2010 para a sanção presidencial.

Mas o que deixa para outros setores desta vitória, questionamos. É que a mobilização e projeto adequado podem atingir seus objetivos. Concordando ou não com a redução, o que deve ser enaltecido é a busca pelo ideal, e estamos falando de uma classe não muito grande, em número de profissionais, se comparada com outras, mas que se mostraram eficientes e obstinados na busca dos seus ideais.

Quantas outras classes e categorias mais numerosas não conseguem se fazer compreender e ouvir, pro quais motivos isso ocorre: Provavelmente por que os interesses particulares sobrepõe os coletivos, por haver visão retrograda e centralizadora. Necessitamos rever o porquê não conseguimos avançar em nossas aspirações, como por exemplo no microsseguro, lei geral do segmento funerário, PL3572/08, onde a oportunidade de melhorar o segmento se perde a cada nova comissão que este projeto passa.

Fica os cumprimentos a esta classe unida e eficiente e o alerta as demais categorias que ainda não encontraram o caminho para este sucesso.



Saúde e Paz

Paulo Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Leitor, sua opinião é fundamental para o aprimoramento do nosso blog, sinta-se a vontade para opinar, sugereir, questionar, criticar e até mesmo elogiar. Participe...contribua.