domingo, 15 de agosto de 2010

Funerária, Hospital, IML, Cemitério, os erros se destacam

Cada dia novo desafio

Empresas que buscam excelência em seus processos diariamente, que tem como a qualidade seu maior objetivo podem de uma hora para outra cometer erros.

Em noticia divulgada pelo sitio R7 da Record, mostrou total infelicidade de uma empresa Funerária com sede na cidade de Porto Alegre, de propriedade de um dos maiores grupos funerários do País com mais de uma centena de empresas espalhadas pelo território nacional.

O fato que chamou a atenção pelo atraso de mais de quatro horas para a chegada do corpo em velório após o horário combinado.

http://noticias.r7.com/rio-e-cidades/noticias/corpo-de-homem-e-esquecido-em-carro-funerario-no-rs-20100812.html no link é possível assistir a reportagem.
http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2010/08/justica-condena-cemiterio-indenizar-familia-por-troca-de-bebes.html - cemitério condenado por troca de bebes acesse e leia a reportagem completa.
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/776986-familiares-percebem-troca-de-corpo-durante-velorio-em-franca-sp.shtml - troca de corpo no IML, acesse a noticia na integra.
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/746979-hospital-do-rs-e-condenado-a-pagar-r-45-mil-por-troca-de-cadaver.shtml - hospital condenado por troca na entrega de cadaver, acesse na integra a reportagem.

Fatos como este, são comuns, troca de corpo como ocorrido recentemente no IML no interior de São Paulo, no Nordeste, em hospital no RS onde inclusive a instituição de saúde foi condenada a indenizar a família, passam a ser corriqueiros.
Cabe aos empresários rever de forma profissional a sistemática de trabalho e criar fluxos que garantam a eficácia dos processos.
A forma de evitar estas questões e muitas outras como atrasos, prometer e não entregar, cobranças equivocadas, podem ser evitadas com treinamento, muito treinamento.
O investimento neste tipo de procedimento deve ser previsto no custo de todas as organizações que visam o crescimento e destaque dentro do mercado, não há como evoluir sem ter equipe preparada através do treinamento exaustivo dos rotinas.
Outro grande problema esta no “turnover” palavra em inglês que indica o alto fluxo de rotatividade de funcionários dentro da empresa, o que pode prejudicar o treinamento e a criação da cultura da organização, pois dificulta a criação de uma identidade firme possível de perpetuar e deixar marca no mercado.
O motivo pelo qual pode apresentar esta troca constante de funcionários esta ligada diretamente a falta de qualidade na contratação, equívocos na busca do perfil ideal, problema de relacionamento dentro da empresa, e ainda salários e carga horária fora do mercado.
Estes motivos normalmente levam a grande rotatividade se acentuando o problema de relacionamento, onde o respeito e a cortesia com os colaboradores o tempo suficiente para que estes consigam outra colocação e mais uma vez a empresa sai à busca de profissional.
O custo de treinamento básico é muito grande, se comparado a custo de especialização, o que normalmente falta, pois a empresa não consegue juntar grupo suficiente para garantir a especialização por ter sempre que treinar o básico.
Isso quando o treinamento básico não é feito em duas ou três horas, através da informalidade do funcionário mais antigo que também deve ter recebido esta informação de outro colega com a mesma didática. Se questionado sobre esta tática de treinamento, sempre uso uma brincadeira de criança para exemplificar a dificuldade existente nesta forma de passar conhecimento, ainda mais neste segmento tão cheio de detalhes, a brincadeira é o telefone sem fio, lembra, aquela que uma roda ou linha de crianças se forma e a primeira diz uma palavra e diz a seguinte que também repassa a outra até chegar na última criança, o que normalmente chegava uma palavra ou frase totalmente totalmente diferente da proferida pelo primeiro, imagine isso sendo feito dentro das empresas, não pode funcionar!!!
Durante o desenvolvimento de cursos que visavam o aprimoramento de rotinas do sistema de remoção de corpos ao DML, por ocasião do convenio entre o sindicato funerário do RS com o governo daquele Estado, após ser questionado por alguns empresários da necessidade de todos os funcionários passarem pelo curso e não apenas um e este passar a todos, sempre demonstrava esta dificuldade didática, onde passávamos um parágrafo e pedíamos que fosse repassado, nas vinte edições feitas, com cerca de 950 pessoas, nenhuma vez se quer a frase inicial chegou ao final com exatidão.

A fórmula aconselhável é a criação de um manual da empresa, onde as rotinas, metodologias, valores e missão ficam reservados e a cada novo funcionário, é apresentado a este dentro de dinâmica de grupo, reciclando de tempos em tempos com os novos e antigos, buscando a evolução do manual a cada releitura.
Erros ocorrem em todas as empresas, mas somente nas melhores é tratado como possibilidade de aprimoramento de rotinas.
A sugestão a estas empresas que tiveram a infelicidade de cometer tais erros ou equívocos assim como ao IML e Hospital é que revejam suas rotinas, treinem de forma incessantemente para evitar tais questões.
Mas uma coisa é certa, não há mais espaço para amadorismo, todo erro tem seu preço, seja de perda de prestigio, dinheiro ou os dois.
Treinar é preciso!!!

Saúde e Paz



Paulo Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Leitor, sua opinião é fundamental para o aprimoramento do nosso blog, sinta-se a vontade para opinar, sugereir, questionar, criticar e até mesmo elogiar. Participe...contribua.