sábado, 27 de setembro de 2008

Lições Funexpo 08 - Argentina






Ao encerrar esta edição da FUNEXPO 08 – Argentina, podemos assegurar por tudo que vimos e ouvimos que os problemas do setor funerário são muito próximos, independentemente do país, cultura, língua ou qualquer outra característica local existente.
O mercado funerário como todos os outros estão globalizados, o serviço é disputado por funerárias, planos de pré-necessidade – seja previsora, seja próprio, seguradoras, cemitério, cremação, serviços assistenciais do governo, todos estes com um único objetivo, ganhar o mercado baixando custos, cobrando o máximo possível, pagando o minimo.
Nenhuma novidade até o momento, isso ocorre em todos os ramos, por que haveria de ser diferente neste serviço?
Este encontro promovido pela Federação Argentina de Funerárias, permitiu que este tema assim como a capacitação de pessoal fossem discutidos, muito provavelmente esta seja a única forma de reconquistarmos o mercado que perdemos dia após dia, seja para plano, seguradora, cooperativa elétrica, como ocorre localmente na Argentina, que será um tema que abordaremos mais profundamente no futuro.
Temos convicção que a falta de capacitação será a maior inimiga do setor no mundo, uma vez que quem visa abocanhar o mercado, vem muito bem preparado e com força suficiente para convencer a população que o seu negócio é melhor do que o que praticamos.
Temos que criar uma força tarefa, onde cada funcionário seja um guerreiro, que venda nosso segmento, nossa empresa, a nossos clientes, transformando-os nos principais promotores do nosso setor, de tal forma que ao ser abordado por nossos concorrentes estes nos defendam, dizendo que há qualidade no serviço que prestamos, detemos sua confiança e que bastamos a estes. Sei que é uma tarefa árdua, mas precisamos mudar, quebrar paradigmas, ter atitudes pró-ativas. Se iniciarmos hoje, amanhã já estaremos a menos um dia de alcançar nosso objetivo, ao passo que se começarmos amanhã, teremos mais um dia de luta antes de obter o resultado esperado.
Desta forma, concluo dizendo que devemos... capacitar, capacitar e capacitar.

Saúde e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Leitor, sua opinião é fundamental para o aprimoramento do nosso blog, sinta-se a vontade para opinar, sugereir, questionar, criticar e até mesmo elogiar. Participe...contribua.