sábado, 20 de setembro de 2008

Revolução Farroupilha

Em pleno centro de POA


Atividades durante a semana
Farroupilha na Capital Gaúcha









Em data tão importante para o povo gaúcho como é o Vinte de Setembro, muitos que moram em outras localidades deste querido Brasil se perguntam, o que, que estes “malucos” tanto comemoram se até perderam a guerra contra o império?
Tento explicar de forma singela o que nos leva a comemorar este feito chamado de epopéia farroupilha e suas principais causas e conseqüências alem de lembrar alguns de seus principais personagens.
Mesmo não sendo historiador, me arrisco dizer que, esta guerra foi diferente, apesar dos que muitos pensam foi em defesa do Brasil e não com o objetivo separatista, mesmo tendo havido a proclamação da Republica Rio Grandense em 11 de setembro de 1836, quase um ano após o inicio da revolução. Os motivos que levaram aos conflitos em 19 de setembro de 1835 e que viriam a ter seu término apenas 10 anos depois, quando da assinatura do tratado de Poncho Verde em 1 de março de 1845, foram o descaso com a província, falta de infra-estrutura como escolas, estradas e pontes, altos impostos, desigualdade comercial, corrupção governamental entre outros descontentamentos menores mas relevantes.
Mas quem teve coragem para se levantar não aceitando as regras impostas pelo Império?
Pois lhes digo, como conta a história, um grupo de não mais que 20 homens de bem, com mais 9.372 combatentes entre homens e mulheres, contra um Império que continha todos os demais Estados sob seu comando. Tendo como objetivo principal a recuperação da dignidade e o respeito, ao povo gaúcho, que defendia as fronteiras do extremo sul do Brasil, tendo como lema a Igualdade, Liberdade e Humanidade, estes livres pensadores, através dos meios possíveis, marcaram seus nomes na história do Brasil através da mais longa guerra existente no País, alcançando o objetivo inicial de ter suas reivindicações atendidas.
Muitas foram as propostas de lideres da América do Sul para apoiar a causa e separar do Brasil esta terra, podendo anexá-la a recém formada Republica Uruguai, a Argentina ou até mesmo ser criada uma nação soberana, mas o objetivo principal era lutar por ideais sem necessariamente separar-se do Brasil.
O grande nome da Revolução Farroupilha/Guerra dos Farrapos é sem dúvida Bento Gonçalves da Silva, jovem estancieiro idealista e Maçom como muitos que estiveram nesta guerra isso dos dois lados do campo de batalha, Antonio de Sousa Neto, segundo homem na hierarquia da revolução, alem David Canabarro, Bento Ribeiro, tivemos ainda a figura de Giuseppe Garibaldi, um Idealista por natureza, chamado de herói de dois mundos por ter combatido em diversas guerras e revoluções tanto na Europa quanto na América do Sul, ao lado deste lendário estava a figura feminina da guerra, a representante da força feminina Anita Garibaldi que veio a falecer em combate anos mais tarde na Europa defendendo seus ideais e o corpo de Lanceiros Negros que defenderam como poucos esta terra.
As idéias desta revolta foi influenciada pela França e Estados Unidos, frente as transformações daquelas dois países e suas vertentes libertadoras e republicanos, alem dos Países visinhos Argentina e Uruguai, a influencia dos ideais republicanos foi tão forte que na bandeira do Rio Grande do Sul temos o Verde e o Amarelo da bandeira nacional e ao meio desta o Vermelho que significa a Republica, e notem que nesta bandeira, mesmo após o conflito e até hoje temos o brasão com alusão ao Vinte de Setembro, com seus símbolos e o nome Republica Rio-Grandense, aliado aos três pilares Liberdade, Igualdade, Humanidade, para lembrar que esta terra tem dono, que seus heróis deixaram um legado e que deve ser defendido.
Por defenderem suas idéias de forma clara, é que muitas vezes os gaúchos são chamados de esnobes, separatistas, mas saibam que somos Brasileiros autênticos, defendemos nosso País e nossa terra, não aceitamos as maracutaias e injustiças, acreditamos que podemos fazer a diferença e o que nos é imposto podemos avaliar com senso critico, não aceitamos determinações, buscamos sempre contribuir com os processos, que após comprar a idéia, às defendemos com muita força.
E a forma que temos para manter viva esta alma aguerrida de nossos antepassados é através da cultura de nossas tradições tendo entre elas a comida, as danças e a homenagem a esta data de nossa história. Por este motivo que no mês de setembro em todos os municípios do Estado e até mesmo fora dele, se montam verdadeiras cidades em parques, onde é possível aos Gaúchos e visitantes de ter contato com a terra, cavalos, indumentária e tudo que faz parte da tradição e a valorização deste povo e de sua cultura, sem esquecer jamais que o Rio Grande do Sul é parte do Brasil.
Homenageio a todos os Gaúchos e Brasileiros neste 20 de setembro, que os ideais de 1835, que influenciou muitos outros Estados a se manifestarem contra o poder centralizador da época, se faça presente em todos nós, para que possamos sair do ostracismo, que deixemos de lado a visão míope, que entendamos cada vez mais que o problema coletivo, cabe a todos resolver e não aguardar que outros decidam e resolvam por nós, que passemos a ser pró-ativos e não reativos, que tenhamos senso critico para escolher nossos líderes, que questionemos o que vem acontecendo e não estando bem que exijamos mudanças, que seja clara nossa posição em não aceitar ditadores e caudilhos, que honestidade não é uma virtude mas sim uma obrigação, que valores morais e éticos devem existir e ser defendido sempre por todos e para todos.
Saúde e Paz
Paulo Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Leitor, sua opinião é fundamental para o aprimoramento do nosso blog, sinta-se a vontade para opinar, sugereir, questionar, criticar e até mesmo elogiar. Participe...contribua.