terça-feira, 26 de abril de 2011

Curso de Tanatopraxia no SETEC - mais um Capitulo

CPI da Setec ouve responsáveis por empresas de tanatopraxia

Oitiva da CPI da Setec
Nesta terça-feira (26/04), a partir das 13h30, no Plenarinho da Câmara Municipal de Campinas, a CPI da Setec, presidida pelo vereador Petterson Prado (PPS) ouve o depoimento dos responsáveis pelas empresas que realizavam curso de tanatopraxia no necrotério municipal, de responsabilidade da autarquia, localizado no Cemitério Parque Nossa Senhora da Conceição, nos Amarais, em Campinas.
Quatro pessoas devem prestar depoimento na reunião. São eles a diretora do Centro de Tecnologia em Administração Funerária (CTAF), Dulce Cristina C. Nascimento e as duas proprietárias da Tanatus - empresa especializada em tanatopraxia – Silvia Maria Sayeg H. Tamega e Noemia Rivas Alves Garcia. Também será ouvido o diretor do Instituto de Biociências do Campus de Botucatu da Unesp – Prof. Dr. Renato Eugênio da Silva Diniz.
Esta é a 6ª oitiva que começou com o depoimento da atual presidente da Setec, Tereza Dóro, no último dia 06 de abril.
A CPI da Setec foi aberta após denúncias na imprensa de que corpos que passaram pelo necrotério do Cemitério Nossa Senhora Conceição, nos Amarais, estavam sendo utilizados como objetos de estudo em cursos particulares, irregulares, de tanatopraxia (técnica de conservação de cadáveres), sem que os familiares fossem informados ou tivessem autorizado os procedimentos.
A comissão já ouviu também os ex-presidentes da autarquia, José Antonio de Azevedo e Achilli Sfizzo Júnior, além do funcionário afastado, Erivelto Luís Chacon, até então responsável pela Divisão Funerária da Setec. Também foram ouvidos o agente de suporte técnico da Setec Heitos Fernandes de Freitas Filho e o médico da Clínica Nossa Senhora da Conceição, Luiz Cesar Almeida. A clínica responde pela assinatura dos atestados dos corpos que passam pelo Serviço de Verificação de Óbito (SVO) no necrotério do cemitério dos Amarais.
Além de Petterson, fazem parte da comissão os vereadores Arly de Lara Romeu (PSB), Artur Orsi (PSDB), Jairson Canário (PT), Leonice da Paz (PDT), Sérgio Benassi (PC do B) e Tadeu Marcos (PTB).
Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas


As informações chegadas desde Campinas mostram que as investigações estão sendo levadas a sério, uma vez que surge inclusive a informação que os Professores que ministravam os cursos, não são os proprietarios da empresa Tanatus, mas sim suas esposas, mesmo estas nada tendo com o negócio alem de empresatar os nomes, particularmente nunca as vi em cursos ou nas feiras e eventos, ou pelo menos não fui apresentado a estas.
Sabe-se que não é proibido que os conjuges emprestem seus nomes, ainda mais tratando-se atividade em que os parceiros não podem figurar como titulares.
O valor cientifico e sua legalidade academica do curso ministrado em Campinas, não é o ponto de debate neste momento, assim, tranquilizo todos os colegas que como eu fizeram curso através do CTAF. Saliento ainda a preocupação do CTAF, que não permite que pessoas estranhas ao setor funerário aprendam o oficio, para que permaneça a Tanatopraxia dentro das empresas Funerárias.
Vamos aguardar os desbobramentos destes depoimentos e que tudo fique claro para o progresso da Tantopraxia brasileira.
Saúde e Paz
Paulo Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Leitor, sua opinião é fundamental para o aprimoramento do nosso blog, sinta-se a vontade para opinar, sugereir, questionar, criticar e até mesmo elogiar. Participe...contribua.