terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Exemplo a ser seguido

Certidões de óbitos desde 1893 são digitalizadas em Botucatu

Da Redação: JCNET

Botucatu - Os cemitérios Portal das Cruzes e Jardim de Botucatu (100 quilômetros de Bauru) contam com computadores na sua área administrativa. Todo o acervo de registros de óbitos do Município é digitalizado e armazenado.
A primeira certidão de óbito é de 1893. O livro, de capa marrom, ainda conserva páginas amareladas e caligrafias quase que indecifráveis, mas aos poucos, aquilo que é parte da história do Município tem sido salvo, e de forma mais moderna.
Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, em breve toda consulta feita sobre as pessoas que se encontram sepultadas em Botucatu seja agilizada pelo meio eletrônico. A Seção de Processamento de Dados também instalou os equipamentos, Internet e programas necessários.
“O processo está adiantado, esperamos ainda este ano colocar tudo nos computadores”, informa Décio de Campos, administrador do Portal das Cruzes, que contabiliza 6400 jazigos e outros 58.171 sepultamentos. “O complicado é decifrar os nomes, porque a caligrafia de antigamente não ajuda muito, e a falta de informações no registro de óbito. Em alguns casos, a pessoa enterrada teve registrada apenas o primeiro nome, e a profissão. É um trabalho de formiguinha, minucioso, mas também de redescoberta, já que temos livros de mais de cem anos”, completa.
No Cemitério Jardim, o número de sepultamentos é menor, cerca de 7.300. Por este motivo, o processo de digitalização dos registros de óbitos está mais avançado. “Já digitamos os nomes e datas de falecimentos. Agora estamos na fase de complementação dos dados, como filiação, idade, naturalidade, entre outras informações”, diz Luiz Antonio De Lego, administrador do Cemitério Jardim.
A ideia, com o tempo, é poder disponibilizar pela Internet e em ambos os cemitérios, através de terminais eletrônicos, consultas públicas das pessoas falecidas. Assim, em dias de visitação ao cemitério, por exemplo, familiares e amigos poderão fazer pesquisas rápidas que indicarão o local exato em que a pessoa está sepultada.
“O público poderá ainda ter acesso à filiação, naturalidade, entre outras informações sobre a pessoa sepultada, informações essas que podem ser utilizadas na construção da árvore genealógica da família e até mesmo para requerer registros de cidadania junto aos consulados”, acrescenta Campos.

Este exemplo a ser seguido por todas as Prefeituras do Brasil que têm Cemitérios sob sua responsabilidade, assim como pelos cemitérios particulares.

Me atrevo, a ir mais longe, sugerindo que o sucesso pleno deste projeto, seria alcançado com a criação de um banco de dados central e unificado, onde poderia ser acessado de um único local com todos os sepultados divididos por cemitérios. Coincidencia ou não, este avanço ocorre numa das mais avançadas cidades do setor funerário, a terra do Presidente da ABREDIF – Lourival Panhozzi.



Saúde e Paz


Paulo Coelho

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