sexta-feira, 2 de julho de 2010

Competir

O esporte é a forma de lutar sem agredir o adversário, mesmo quando se trata de esportes como boxe, e as artes marciais, onde objetivo é mostrar maior técnica e tática, frente ao adversário.

Hoje no jogo Brasil X Holanda, ficou claro que mesmo sendo esporte de ação, a estratégia como num jogo de xadrez onde cada peça tem função definida e os movimentos pré-determinados, é possível mudar a história que parecia já escrita.

Acreditava como boa parte dos brasileiros, que até os vinte minutos do segundo tempo tudo estava bem e encaminhado, mas ai a superação vinda num detalhe mudou TUDO.

Mostrou que a máxima que diz que em time que esta ganhando não se mexe é fato ultrapassado, pois para continuar na liderança se faz necessário evoluir e isso significa mudar, mexer.

A Holanda teve capacidade de reação no segundo tempo, mostrou-se muito centrada, com ataques pontuais na estratégia minando o animo dos jogadores do Brasil através de faltas e provocações, aliando a isso um comprometimento aguardando as falhas para obter os gols necessários, iniciando no empate e logo a seguir com o gol da virada, sem qualquer esboço de reação.

Estava sacramentada a sorte do Brasil, com um jogador a menos e ainda sem ter força para buscar o empate.

Já no final da tarde foi possível ver que acreditar na magia do futebol e em toda a emoção vale a pena, Gana X Uruguai, com direito a empate no tempo normal, prorrogação com emoção até o final do segundo tempo com direito a pênalti e expulsão no minuto final, cobrança de pênalti para fora e posterior cobranças de pênalti. O resultado de 4x2 para o Uruguai, se fosse cena de filme não poderia ser tão dramático quanto foi este.

O que nos mostra que acreditar vale, que a persistência é a saída, o planejamento é fundamental, mas que o espírito de luta deve fazer parte da vida de todos que buscam a vitória em todos os campos da vida, profissional, familiar e social.

Planejar e perseverar, trabalhar duro com o objetivo de buscar o resultado, mesmo que o resultado não saia como esperado, isso não invalida a fórmula esta funciona, apenas lembre que as histórias de sucesso da noite pro dia demora em média 15 anos.

A analogia do esporte com a vida empresarial nos traz muitas lições, onde o jogar limpo deve estar sempre acima de tudo.

Quanto as minhas torcidas são Uruguai, Paraguai e Argentina, sou brasileiro e americano do sul. Parabéns ao Uruguai pela vitória da alma castelhana!!!

Saúde e Paz



Paulo Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Leitor, sua opinião é fundamental para o aprimoramento do nosso blog, sinta-se a vontade para opinar, sugereir, questionar, criticar e até mesmo elogiar. Participe...contribua.