terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Projeto de Lei preocupa segmento

Durante a entrega de manifesto pedindo prazo para entregar proposta do segmento - Paulo Coelho e Dep. Fed. Rodrigo Rollemberg - PSB-DF
Texto publicado no site FOL, no forum, o qual divido com os leitores e recomendo a quem puder acessar http://www.funerariaonline.com.br/

A matéria trata do Projeto de Lei 3572/2008 do Deputado Federal Rodrigo Rollemberg, sobre normas gerais para o segmento funerária que pode ser acessado a partir do endereço: http://www.camara.gov.br/sileg/integras/576671.pdf o trabalho que desenvolvemos junto a ANEF - Associação Nacional de Empresas Funerárias visa contribuir com o aperfeiçoamento do referido projeto, com trabalho iniciado em julho de 2008.


Estimados Funerários.
A contribuição de todos é importante, as Associações sejam elas da forma que forem, são o espelho de seus Associados, assim como o parlamento é do seu povo, nos cabe desta forma entrar para estas agremiações e torná-las atuante, ficar na rua jogando pedra de pouco ou nada adianta, assim como dizer que há um excesso destas, quem for legítimo e puder fazer parte, que se inscreva e passe a trabalhar para mudar os rumos da instituição. Desta forma conclamamos aos funerários a se unirem em nome do movimento, que desde julho de 2008 estamos discutindo e buscando alternativas em silencio, mesmo que considerem pouco, as visitas aos dois Deputados Federais e articulações futuras para as comissões na Câmara e Senado.
A proposta que foi lançada, para se fazer um encontro Nacional é ótima, uma vez que as lideranças tem certa dificuldade para aceitar algo que não seja proposta por elas, assim nasce algo vindo da base, minha sugestão é que façamos na Cidade do Rio de Janeiro, que é central em termos de deslocamento de avião com tarifas módicas, onde podemos buscar apoio de parceiros e conseguir o local sem custo para o encontro, bastando apenas definir as datas, que para podermos fazer algo bem elaborado seria o mês de Março de 2009 nos dias 16 e 17, inicialmente – sugestão não imposição -, onde poderá ser redigida a carta do Rio de Janeiro do Segmento Funerário, as instituições que quiserem aderir serão bem vindas, mas o importante é que teremos a primeira manifestação nascida da base do setor funerário.
Neste momento necessitamos saber se é isso que queremos, quando faremos e o propósito deste encontro. Se tivermos estas respostas, basta comunicar que de minha parte, enquanto a frente da ANEF, estarei pronto para trabalhar como soldado juntos a todos os colegas. Lembro que necessitamos de número mínimo de pessoas no evento para legitimar esta ação, assim como iniciar trabalho imediatamente para chegarmos ao encontro com as diretrizes acertadas.
Minha proposta é de formar um grupo de estudo onde possamos traçar informações sobre o tema, para que deixemos de apenas “malhar” e possamos criar algo, temos na ANEF, um modelo de projeto, que foi criado ao ter conhecimento do projeto do Dep. Rodrigo Rollemberg, podemos disponibilizar aos colegas que quiserem, entendo ser o inicio do processo, não há nada fechado, mas temos contemplado as questões de funerária, agenciamento, tanatopraxia, translado, sepultamento – documental -, licitação entre outras questões pertinentes.
Parabéns aos participantes do debate, que possamos manter em alto nível as discutições e voltadas a conteúdo pratico, não apenas dizendo o que não foi feito, este momento já passou, é tempo de construir com idéias que levem ao objetivo comum, o crescimento e amadurecimento do setor funerário nacional.
Saúde e Paz
Paulo Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Leitor, sua opinião é fundamental para o aprimoramento do nosso blog, sinta-se a vontade para opinar, sugereir, questionar, criticar e até mesmo elogiar. Participe...contribua.