sábado, 5 de julho de 2008

A cobra e o vagalume


Conta-se que uma cobra começou a perseguir um vaga-lume.

Este fugiu um dia e ela não desistia, dois dias e nada.

No terceiro dia, já sem forças, o vaga-lume parou e disse à cobra:

Posso lhe fazer três perguntas?

- Pertenço à tua cadeia alimentar?

- Não.

- Eu te fiz algum mal?

- Não.

- Então, por que você quer acabar comigo?

E a cobra responde:

- Porque não suporto ver você brilhar...

... o que nos diz esta fabula...

Há pessoas que sempre estão sendo alvo de perseguições, algumas nem percebem, passando por cima destas situações, sem nenhuma mostra de abalo, mas há outras que pessoas que sofrem com estas questões pelo mau que lhes traz.
Encontramos muitas pessoas durante nossa vida que pela falta de criatividade, atitude e competência têm como única forma de conseguir algo é através da depreciação dos outros, buscam a ascendência utilizando os outros como escada, subindo através dos outros, pisando nos colegas para atingir posições mais altas, estas pessoas algumas vezes nem percebem que fazem isso, mas na maior parte das vezes fazem de forma consciente.
Outros agem depreciando e caluniando pessoas por não ter o que oferecer ao grupo, ou seja, ao invés de oferecer oportunidades e soluções, apresentam problemas e dependendo do grupo que os cercam e até conseguem por determinado período certo êxito, geralmente se escondendo atrás de outros, pois não tem coragem de se expor.
Mas aos vaga-lumes resta saber que seu brilho traz o bem ao mundo e é admirado e necessário a muitos, o que faz com que estes seres iluminados continuem sendo a beleza da noite, a inspiração dos namorados e a diversão para as crianças.Quanto às cobras, bem estas peçonhentas vão continuar a existir, se arrastando, sempre por baixo, mesmo quando sobem nas arvores, mas sem nenhuma utilidade fora servir para caçar ratos, imundos e transmissores de doenças, ou seja, elas são as lixeiras da cadeia alimentar, na metáfora, apenas nos serve para que force aos vaga-lumes a voarem mais alto e de forma mais ousada e cada vez mais brilhante.

Paulo Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Leitor, sua opinião é fundamental para o aprimoramento do nosso blog, sinta-se a vontade para opinar, sugereir, questionar, criticar e até mesmo elogiar. Participe...contribua.