quarta-feira, 25 de junho de 2008

Melhoria continua



Muitos trabalhadores se desmotivam em seu trabalho e funções por entender que estão desempenhando funções abaixo de seu potencial. Muitas vezes é verdade, são talentos que poderiam ser melhor utilizado, mas os superiores não conseguem perceber através do desempenho mostrado.
Como se deve agir em nossas organizações, ser proativo e mostrar potencialidades ou aguardar ser chamado para mostrar seu valor?
Criar problemas e muitas vezes aumentando as situações, para então vender a solução como salvador da pátria, ou adiantar-se ao problema evitando-o correndo o risco de não ser notado como herói?
O Que é mais fácil dizer que não fez determinada tarefa porque apenas um iria faze-la ou tomar a frente e fazer a sua parte não se importando com as falhas ou desleixo dos outros?
Bem amigos, é muito mais cômodo ficar aguardando que os outros façam nossa parte, ser promovido e depois mostrar a capacidade, ser o salvador e receber elogios mesmo que estes advenham de fogueira acesa por nós mesmo, mas o profissional que busca o reconhecimento seja através de aumento de salário, seja através de promoção, deve mudar estes conceitos arcaicos e buscar lugar ao sol não para se bronzear deitado, mas através de muita luta, disposição, enfrentamento de desafios, trabalho duro mesmo, contribuir com idéias, sem exigir que todas sejam aceitas e quando se fala de idéias não é trazer apenas novos gastos ou investimentos, mas sim solução para problemas atuais e futuros, diminuição de insumos, aproveitamento de material, melhoria das rotinas. O resultado certamente será o reconhecimento, mas isso como conseqüência do bom trabalho desempenhado.
Ficar reclamando da falta de sorte, de perseguição é para quem não tem capacidade, quem busca resultado deve mudar o habito e correr atrás de seus objetivos, fazendo cursos, se aperfeiçoando mostrando seu valor.
Esta mudança irá nos trazer incômodos, com os colegas, os incapazes, mas nos trará muitos benefícios também, nas relações familiares, convívio com amigos e com aqueles colegas que buscam o crescimento mutuo como pessoa e profissional, pois conviver com pessoas comprometidas é muito mais saudável.
Experimente esta mudança, apenas não queira que o resultado venha do dia para a noite, as pessoas tem que ver que não se trata de mudança superficial, lembre que a muito tempo te conhecem da mesma maneira, não mude radicalmente, porque desta forma poderá ser traumática e logo pode retroceder, deve ser algo gradativo e constante.
Boa Sorte

Saúde e Paz
Paulo Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Leitor, sua opinião é fundamental para o aprimoramento do nosso blog, sinta-se a vontade para opinar, sugereir, questionar, criticar e até mesmo elogiar. Participe...contribua.