domingo, 2 de novembro de 2014

Dia de Finados

Dia de reverenciar a vida

No Brasil o dia 02 de novembro é dedicado para reverenciar a vida daqueles que foram importantes para o País, ou mesmo para a família.
Pórtico de entrada do Cemitério São Miguel e Almas - POA - RS - Brasil
Em boa parte do mundo isso também ocorre, mesmo com datas diferentes, mas sempre há uma data especial para aqueles que de uma forma ou de outra, contribuíram para a existência do mundo como conhecemos.

Na Indonésia ocorre o festival de Ma’nene. As pessoas aqui têm o costume de vestir as múmias de seus ancestrais com as roupas que usavam. Ainda na Ásia, os chineses celebram o “Ching Ming”. As famílias visitam os túmulos de seus antepassados e os enfeitam com flores. No fim do dia, todos se reúnem e realizam um piquenique no cemitério.
Na Coréia do Norte, o dia dos mortos e o de Ação de Graças são celebrados juntos, durante o “Chuseok”, um dos feriados mais importantes do país. Os coreanos agradecem aos antepassados pela fartura do ano que passou e dividem seu alimento com os parentes. Já no Japão, os mortos são homenageados no festival “Bom Odori”, que acontece entre os meses de julho e agosto. Os japoneses vão às ruas depois do pôr do sol (eles creem que os espíritos saem às ruas à noite), e dançam, tomam banhos de lama e carregam lanternas, celebrando a sabedoria dos antepassados.
No México, o “dia de los muertos” é comemorado com comidas típicas, festas, música e caveirinhas feitas de açúcar. Os mexicanos acreditam que nessa época os mortos visitam seus parentes vivos. Na nossa vizinha, Bolívia, eles só comemoram o dia de Finados na próxima sexta-feira, 9. Lá ele é chamado de “Dia das Caveiras”. Os bolivianos vestem as caveiras de seus parentes falecidos com roupas, e fazem oferendas de cigarro, folhas de coca, álcool, entre outras coisas, como agradecimento pela proteção recebida durante o ano.
No Peru, o dia dos mortos foi celebrado nesta quinta-feira, 1. Esse ano, os jovens maquiaram os rostos como caveiras e homenagearam seus antepassados durante um passeio de bicicleta, na capital do país, Lima.
No Brasil além da tradicional visitação para limpeza e colocar flores nos túmulos, as tradicionais homenagens e reflexões por parte das famílias e amigos, as empresas de Assistência que comercializam planos aproveitam para vender seus produtos, assim como os cemitérios e crematórios oferecem serviços como missas e outros voltados a assistência à saúde para fidelizar e acolher seus clientes.
O transito nessa época é transformado pelo deslocamento que ocorrem nesse dia de homenagem, a data de visitação dos cemitérios é o maior do ano, seguido do dia das mães e dia dos pais.
Mesmo que aparentemente as questões de homenagem a quem já partiu esteja cada vez menor e com a chegada dos crematórios, o que acreditam alguns que faça perder o referencial e necessidade de visitação posterior, essa pratica da visitação permanece em alta.
A homenagem aos antepassados é a forma de perpetuar as ações, reconhecendo o que foi feito e projetar o futuro, evitando erros e aperfeiçoando atos, para um futuro melhor.
Que descansem em paz todos aqueles que participaram desse mundo, rendo aqui minha homenagem, não a morte, mas sim a vida que foi vivida.   

Fonte: Correio de Alagoas (história de finados no mundo)
Cemitério São Miguel e Almas - Porto Alegre - RS - Brasil







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Leitor, sua opinião é fundamental para o aprimoramento do nosso blog, sinta-se a vontade para opinar, sugereir, questionar, criticar e até mesmo elogiar. Participe...contribua.