domingo, 10 de março de 2013

Funcionário de funerária é notificado por preparar corpos irregularmente

Fonte: Do G1 Vales de Minas Gerais - 09/03/2013 12h33- Atualizado em 09/03/2013 12h33
Corpo do jornalista estava sendo preparado no momento da abordagem. Funerária em Santana do Paraíso, nega a informação.

Funcionário de uma funerária em Santana do Paraíso (MG) foi notificado nesta sexta-feira (8), por preparar corpos de maneira irregular, segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura. A Vigilância Sanitária chegou até uma residência, através de denúncias anônimas, onde o funcionário usava espaços da própria casa, como pia e mesa, para preparar os corpos.

Ao chegar no local, a equipe do Código de Postura do município, juntamente com a Vigilância Sanitária, constataram a prática ilegal do procedimento. Durante a abordagem, o corpo do jornalista Rodrigo Neto, morto na madrugada desta sexta em Ipatinga (MG), estava sendo preparado. O funcionário foi notificado, mas o valor ainda não foi divulgado.

Segundo a Polícia Militar, ninguém foi preso. A notificação será passada para o setor jurídico da Prefeitura para calcular o valor da multa.

Procurada pelo G1, o responsável pela Funerária Paraíso disse que nenhum funcionário foi notificado e que a informação não procede.

A preparação de corpos serve para garantir a segurança sanitária dos presentes em velórios, do meio ambiente, dos trabalhadores do serviço funerário.

A pratica deste serviço deve ser feito em local especialmente construído par tal fim, com piso e paredes especiais, revestidos de material impermeabilizante, com ventilação adequada, com instalações hidro sanitárias conforme normas as saúde, com produtos químicos devidamente registrados e aprovados para esta função e principalmente por profissional capacitado, tudo isso precedido de autorização da família para manipular o corpo, ainda mais quando se trata de método invasivo.
O local onde é descartado material infectado, seja solido ou liquido, deve ter tratamento especial, conforme norma da ANVISA, o que inviabiliza que este trabalho seja realizado em domicilio, devendo preferencialmente que a empresa funerária tenha sala de preparação de corpos para evitar contaminação de pessoas e ambientes.
Uma norma nacional que trate do assunto seria a solução para estes casos que hoje são omissos pelo poder concedente do serviço funerário.
Que esta atuação sirva de exemplo a todos  
Paulo Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Leitor, sua opinião é fundamental para o aprimoramento do nosso blog, sinta-se a vontade para opinar, sugereir, questionar, criticar e até mesmo elogiar. Participe...contribua.