terça-feira, 26 de abril de 2011

Curso de Tanatopraxia no SETEC - mais um Capitulo

CPI da Setec ouve responsáveis por empresas de tanatopraxia

Oitiva da CPI da Setec
Nesta terça-feira (26/04), a partir das 13h30, no Plenarinho da Câmara Municipal de Campinas, a CPI da Setec, presidida pelo vereador Petterson Prado (PPS) ouve o depoimento dos responsáveis pelas empresas que realizavam curso de tanatopraxia no necrotério municipal, de responsabilidade da autarquia, localizado no Cemitério Parque Nossa Senhora da Conceição, nos Amarais, em Campinas.
Quatro pessoas devem prestar depoimento na reunião. São eles a diretora do Centro de Tecnologia em Administração Funerária (CTAF), Dulce Cristina C. Nascimento e as duas proprietárias da Tanatus - empresa especializada em tanatopraxia – Silvia Maria Sayeg H. Tamega e Noemia Rivas Alves Garcia. Também será ouvido o diretor do Instituto de Biociências do Campus de Botucatu da Unesp – Prof. Dr. Renato Eugênio da Silva Diniz.
Esta é a 6ª oitiva que começou com o depoimento da atual presidente da Setec, Tereza Dóro, no último dia 06 de abril.
A CPI da Setec foi aberta após denúncias na imprensa de que corpos que passaram pelo necrotério do Cemitério Nossa Senhora Conceição, nos Amarais, estavam sendo utilizados como objetos de estudo em cursos particulares, irregulares, de tanatopraxia (técnica de conservação de cadáveres), sem que os familiares fossem informados ou tivessem autorizado os procedimentos.
A comissão já ouviu também os ex-presidentes da autarquia, José Antonio de Azevedo e Achilli Sfizzo Júnior, além do funcionário afastado, Erivelto Luís Chacon, até então responsável pela Divisão Funerária da Setec. Também foram ouvidos o agente de suporte técnico da Setec Heitos Fernandes de Freitas Filho e o médico da Clínica Nossa Senhora da Conceição, Luiz Cesar Almeida. A clínica responde pela assinatura dos atestados dos corpos que passam pelo Serviço de Verificação de Óbito (SVO) no necrotério do cemitério dos Amarais.
Além de Petterson, fazem parte da comissão os vereadores Arly de Lara Romeu (PSB), Artur Orsi (PSDB), Jairson Canário (PT), Leonice da Paz (PDT), Sérgio Benassi (PC do B) e Tadeu Marcos (PTB).
Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas


As informações chegadas desde Campinas mostram que as investigações estão sendo levadas a sério, uma vez que surge inclusive a informação que os Professores que ministravam os cursos, não são os proprietarios da empresa Tanatus, mas sim suas esposas, mesmo estas nada tendo com o negócio alem de empresatar os nomes, particularmente nunca as vi em cursos ou nas feiras e eventos, ou pelo menos não fui apresentado a estas.
Sabe-se que não é proibido que os conjuges emprestem seus nomes, ainda mais tratando-se atividade em que os parceiros não podem figurar como titulares.
O valor cientifico e sua legalidade academica do curso ministrado em Campinas, não é o ponto de debate neste momento, assim, tranquilizo todos os colegas que como eu fizeram curso através do CTAF. Saliento ainda a preocupação do CTAF, que não permite que pessoas estranhas ao setor funerário aprendam o oficio, para que permaneça a Tanatopraxia dentro das empresas Funerárias.
Vamos aguardar os desbobramentos destes depoimentos e que tudo fique claro para o progresso da Tantopraxia brasileira.
Saúde e Paz
Paulo Coelho

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Feliz Páscoa - Ame, abra seu coraçào e emocine-se

Chegou a Páscoa, a mais importante data do calendário cristão.

Época de comemorar o renascimento, a nova vida, término de uma etapa e inicio de outra.

Tudo que precisamos para superar dificuldades, a forma simbólica de encerrar uma faze e de forma livre do passado iniciar outra, projetando futuro próspero, com realizações.
No vídeo mostra-se que arriscar-se pode ser a forma mais fácil de chegar em nosso objetivo, buscamos muitas vezes o mesmo objetivo que outros, mas por não falar, não se expor, perdemos oportunidades únicas.
Vamos comemorar esta data, refletindo, projetando e se expondo mais, pois vale correr o risco para estas questões.
Se for viajar, não se arrisque, neste quesito a prudência e a cautela é a melhor receita, para ir e voltar com segurança.

Saúde e Paz



Paulo Coelho







quarta-feira, 20 de abril de 2011

Seguro DPVAT, surge a solução

Matéria sobre ADPVAT, que surge para auxiliar, familias, usuários, empresas do Serviço DPVAT.
http://www.jrscomunicacao.com.br/informativo/INFO1441.html

terça-feira, 12 de abril de 2011

IATE – Instituto Argentino de Tanatologia Exequial – Inova com vídeo conferência


Ontem dia 11 de abril, como representante para o Brasil deste importante Instituto, participei do primeiro encontro via vídeo conferência para testar o sistema que deverá ser usado em seminários e aulas.

O sistema funcionou perfeitamente por mais de hora e meia, com sinal de áudio e vídeo, de forma inteligente, quando o interlocutor fala, o vídeo se ativa automaticamente, facilitando a interatividade.

Quando ocorrer os seminários o local poderá ser coletivo ou individual, diferenciando a forma de apresentação de caso para caso.

Percebo que a forma de integrar eficientemente os profissionais de toda América Latina, do segmento funerário, aproximando e unificando normas, difundindo cada vez mais rápido a informações é através desta ferramenta.

Nos próximos meses poderemos trazer maiores informações sobre estes seminários e cursos, podendo inclusive chegar a formações mais complexas como extensão universitária e MBA's, a custos acessíveis, e o que é mais importante, podendo juntar os mais capacitados profissionais do IATE, entre eles Ricardo Péculo, que é reconhecido como o mais importante formador de Cerimonial Fúnebre da América Latina.

Os seminários poderão ser presenciais ou assistidos através da internet, facilitando que outros profissionais de lugares distantes, e que as empresas menores e mais distantes possam participar destes eventos e se desenvolverem.

Como toda inovação dependerá da aceitação do público e da forma de aplicação, certamente haverá criticas, tanto as construtivas quanto as provenientes da falta de iniciativa e medo do novo, mas tudo isso faz parte da liberdade de expressão, mas o que mais importa é a possibilidade de disseminar conhecimento no meio empresarial funerário.

Parabéns a todos do IATE, em especial ao Leandro Carrizo – acessor de Ricardo, por esta iniciativa inovadora que unirá cada vez mais o conhecimento as empresas funerárias, sem limite de nacionalidade ou língua.

Saúde e Paz



Paulo Coelho





















segunda-feira, 4 de abril de 2011

Curso de Tanatopraxia no SETEC é Ilegal

Atualizada em 29/03/2011 – 21h50 Fábio Gallacci

Curso terceirizado contraria medida



Resolução de 2008 previa que autarquia exploraria serviços de tanatopraxia em Cemitério de Campinas, há três anos, consta no regimento interno da Serviços Técnicos Gerais (Setec) uma determinação oficial para que seja criado no Cemitério Nossa Senhora da Conceição, nos Amarais, um espaço para a prática e realização de cursos de tanatopraxia (conservação de cadáveres) em Campinas. O dinheiro arrecadado seria revertido aos cofres da autarquia.


A implantação das atividades — determinada pela Resolução nº 9, de 17 de junho de 2008, — deveria ser coordenada pelo então responsável da área, Erivelto Luís Chacon. Até agora, nada saiu do papel.
Ele é um dos investigados pela sindicância interna da autarquia e pela CPI da Setec, na Câmara de Campinas. As apurações foram abertas após a revelação pelo Correio do esquema de uso de corpos para cursos particulares no necrotério do Cemitério dos Amarais, sem autorização das famílias.
Segundo fontes, a criação do espaço para cursos de tanatopraxia foi uma medida tomada pelo então presidente da Setec, José Antonio de Azevedo, para acabar com os cursos particulares, que já ocorriam ali e cujos recursos arrecadados não eram revertidos para a autarquia.
Enquanto a proposta não vira realidade, o mesmo espaço do Amarais já serviu para que fossem realizados pelo menos nove cursos privados do ano passado até agora, com os alunos pagando R$ 1.987,00 de matrícula cada um. Nenhum centavo disso foi para a Setec.


Segundo o texto da resolução, o responsável tinha 30 dias, a partir da publicação do comunicado no Diário Oficial do Município (DOM), para implantar o serviço público de necromaquiagem e tanatopraxia. Num prazo de 60 dias, era preciso elaborar e enviar à diretoria da autarquia um projeto para a criação de um centro de estudos que ministrasse e/ou intermediasse cursos de tanato.


Enival Alves Ferreira, que ocupa o cargo de Chacon interinamente, confirma que a autarquia possui todos os equipamentos para a atividade, mas nunca teve pessoal suficiente para trabalhar da forma como determina a resolução. O procedimento tem até preço estabelecido, conforme aponta tabela publicada em dezembro do ano passado.
Na época, (o projeto da área de tanatopraxia) foi criado para fazermos isso lá no Amarais. Compramos todo o maquinário e foi deixado tudo lá”, confirma Ferreira, que garante não lembrar quanto foi gasto. “O projeto só não saiu do papel por falta de funcionários mesmo. O Erivelto era o responsável por lá na época, ele não deu sequência... Uma das desculpas, digo, das explicações, era a falta de pessoal. Nosso número de funcionários é pequeno para fazer esse trabalho.”

O gerente reforça: “Se você precisar da tanato, eu até faço. Eu mesmo já fiz em alguns corpos. Temos pessoas capacitadas, inclusive eu, para fazer o procedimento, mas não temos como deixá-las apenas com isso. Diversas pessoas aqui fizeram o curso”, diz Ferreira.


O curso é organizado com frequência em Campinas pelo Centro de Tecnologia em Administração Funerária, CTAF, e pela Tanatus Indústria e Comércio Ltda, ambas empresas de Botucatu, alvo das investigações.


Ainda de acordo com ele, na Divisão Funerária, existem atualmente menos de 60 pessoas trabalhando. “Pelo tamanho do município, é pouca gente. Temos como fazer a tanato, mas pode haver a questão do atraso dos velórios... Para fazer uma tanatopraxia bem feita é preciso de, no mínimo, quatro pessoas, e pode levar de duas a quatro horas... Há casos mais complicados”, justifica.


Orientação
O atual responsável pela Divisão Funerária afirma também que, hoje em dia, justamente para não comprometer o andamento do serviço, não há qualquer orientação aos agentes funerários para que ofereçam a tanatopraxia na Setec. “Não tem essa oferta. Se alguém pedir, vou fazer embalsamamento... É mais prático”, completa.
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Campinas perde com a orientação.


Imagine a quantidade de famílias expostas a doenças infecto-contagiosas que o município de Capinas pode ter que tratar ao longo dos anos, por não ofertar este serviço a população.

Pois esta é a constatação que chego ao ler esta reportagem, por falta de estrutura, não é ofertado o serviço adequado a população, pois se isto é verdade, deveria o Executivo Municipal abrir vagas no serviço ou delegar a iniciativa privada, o que não pode é a população ficar a mercê de administradores incompetentes, como se mostra a situação atual.

Quanto aos cursos, há sim necessidade de adequar, pois não é correto que profissionais sejam qualificados dentro de um esquema de corrupção ou no mínimo de contrariedade a normas do sistema do município, sem mencionar o mais grave que é justamente a falta de autorização por parte da família para que seja realizado o procedimento.

A Faculdade responsável pela validação do curso também deve ser ouvida, tendo em vista esta série de irregularidades existente, para verificar se naquele local também não há erros, o que particularmente acredito que não, mas como há este envolvimento na certificação, poderia ser verificado. O que sempre me questionei é como pode cursos que envolvam praticas anatômicas onde Faculdades estão envolvidas, permitem que certificados sejam emitidos, mesmo como extensão universitária, fora de seus centros acadêmicos, em outras Cidades ou até mesmo em outros Estados, é como se fosse passado cheque em branco aos docentes dos cursos, sem nenhuma garantia real do que se faz.

Há que se investigar e reparar irregularidades, posterior a isso, alinhar e prosseguir com os programas de formação de Tanatopraxistas, até que possamos evoluir para o curso de Tanatólogo.

O serviço fúnebre qualificado e o mercado cada dia mais exigente precisam desta evolução.

Saúde e Paz
Paulo Coelho