sábado, 30 de outubro de 2010

Eleições Presidenciais 2010 - Brasil




A disputa esta acirrada, cada qual buscando conquistar o voto da forma que pode, inclusive utilizando mentiras, mas isso também faz parte da democracia.

Nos últimos dias tenho recebido de parte a parte diversos pedidos de voto, claro que não apenas eu, mas a grande parte da população brasileira, tanto os indecisos como os já convictos de seu voto, os cabos eleitorais de momento são os amigos, conhecidos e colegas, tanto virtuais como presenciais.

A quantidade de material contra e a favor de cada candidato é de entupir as caixas postais mais poderosas, com todo o tipo de mídia do quadrinho ao filme, apelando ao sentimentalismo e a razão, alguns muito bem elaborado outros triste de tão ruim, mas neste momento acreditam os cabos eleitorais que vale tudo.

Não acredito que a apelação seja o melhor caminho, entendo que a campanha positiva seja melhor para o conjunto, do que as peças que tentam denegrir a imagem do adversário, mas no final desta campanha como em outras já ocorreram o nível não condiz com o merecimento de respeito que este povo, que mesmo com as falcatruas, continua levando este País ao crescimento.

Mas o que quero deixar neste espaço é que temos o dever primeiro de votar, para que a decisão fique com os outros, pois poderemos lamentar pelos quatro anos seguintes a nossa falta de atitude.

Outra questão que entendo como relevante é que o voto seja consciente, que seja por acreditar que, o que estamos fazendo é o correto, é o melhor para o País, e mesmo que nossa opção perca esta foi feita é em favor da melhor opção, por acreditar nas propostas de gestão. Não estamos apostando em cavalos ou na loteria onde buscamos acertar no vitorioso, temos que votar no que nos convence, que pode fazer o melhor para a nação, naquele que tem capacidade intelectual e política para conduzir o Brasil pelos próximos quatro anos através do progresso, com austeridade, pensando e agindo nos temas relevantes que nos levarão ao desenvolvimento político e social.

Meu voto esta formado, estou convicto, dentro do que há para escolher, admito que as opções de 2010 me preocupam desde o início, contudo o que temos são estas e assim devemos escolher, não existe a dicotomia do bem e do mal, há sim posições que se confrontam em certos pontos, e a busca é para conquistar o voto e poder fazer com que seu grupo tenha o controle do Brasil, não há anjo ou demônio, apenas pessoas que querem sim fazer alguma coisa pelo País, ambos com defeitos, com qualidades, manipulados pelo marketing, basta lembrar as fisionomias e como eram a três anos atrás, como agiam, e perceber que a transformação não é natural, mas obrigatória para conquistar o eleitor, acredito que isso possa ser positivo, se mudaram a forma de ser e se apresentar podem também buscar a melhora em suas ações para gerir o Brasil.






Muitos amigos na busca da conquista de voto me perguntaram: qual seria meu voto? Neste espaço não vou me manifestar, não por falta de convicção mas por respeito a todas as ideologias, mas apenas quero dizer que temos o poder de decidir esta eleição e ficar com a consciência tranqüila quanto a fazer nossa parte, temos sim que votar e com convicção seja em Serra ou Dilma, Dilma ou Serra, mas que seja por acreditar que aquele escolhido é o melhor, ou o menos ruim para o Brasil, não porque o fulano me disse, ou pelo que ouvi falar, o voto tem que ser por convicção, talvez esta seja a palavra de ordem do momento, precisamos acreditar que vamos exercer nosso direito e nosso dever com a certeza que os números digitados na urna eletrônica estavam corretos do ponto de vista da escolha feita com responsabilidade e CONVICÇÃO.

O resultado é detalhe, importante detalhe, mas que não nos caberá reclamar caso nossa opção não seja a da maioria, assim é a democracia, a vontade da maioria deve prevalecer, pode até não ser a mais perfeita, mas enquanto não houver outra melhor, fico com ela. E se o eleito for quem recebeu seu voto, parabéns, porem devemos lembrar que o Presidente será de todos os Brasileiro e não apenas daqueles que nele votaram, não podemos deixar o País rachado, necessitamos continuar crescendo e unidos é sempre a melhor forma para isso ocorrer.

Se a escolha feita ganhar e não corresponder, e isso pode ocorrer, não adianta lamentar, vamos continuar trabalhando, reivindicando, cobrando austeridade, probidade e aguardar até a próxima eleição, no sistema Presidencialista e Democrático em que vivemos é assim, temos que respeitar as regras e jogar conforme estas.

Assim caros leitores, desejo a todos uma boa votação, com segurança, com responsabilidade e acima de tudo com CONVICÇÃO que esta se fazendo a coisa certa para o bem da nação e do povo brasileiro.

Saúde e Paz



Paulo Coelho

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Certidões de óbito preenchidas pela Net

Fonte: Jornal de Noticias - Portugal


Um novo sistema de certificação de óbito entra em funcionamento nos primeiros meses do próximo ano. Os médicos passam a preencher os atestados por via eletrônica.

Os formulários só são aceites pelo sistema quando preenchidos todos os campos, que incluem a indicação explícita da causa de morte.

Este tipo de certificação permitirá às autoridades de saúde e entidades ligadas ao estudo da incidência de doenças ter acesso célere aos dados, referiu Francisco George ao JN. Segundo o diretor-geral de Saúde, o sistema está já em teste. Ele decorre das medidas traçadas pelo programa Simplex.

Os dados sobre óbitos são agora de agregação difícil e morosa, dado o seu suporte em papel e a circulação por diversas entidades. Com a declaração eletrônica de óbito, o processo será mais rápido, permitindo às autoridades conhecer em tempo real a expressão das doenças mortais.

De acordo com Francisco George, o fato de os médicos terem de ser mais explícitos quanto às causas da morte do doente permite saber, por exemplo, a expressão da pneumonia. "Com os novos dados é possível saber se o óbito ocorreu por pneumonia ou por causas associadas" ou ainda por agravamento de doenças crônicas.

As estatísticas sobre as principais causas de morte poderão, com o novo sistema de registro beneficiar de rigor agora difícil e inverter mesmo a ordem de incidência das principais doenças em Portugal.

Portugal sai na frente mais uma vez ao estabelecer o preenchimento das declarações de óbito pelo sistema na rede mundial de computadores.
O principio que já foi discutido no Brasil mas não prosperou, passa a ser implantado na terra mãe, mas a pergunta é o que teria levado a não prosperar este sistema aqui no Brasil, será por falta de tecnologia, acesso a rede mundial de computadores, ou falta de vontade política?
Pode até ser a soma de vários motivos, mas o certo é que a involução na matéria permite que o número de fraudes e distorção nas informações de causa “mortis” e outras que comprometem o processo como um todo.
Se as transações bancarias são seguras, porque não o seria o preenchimento on-line através da internet, nos locais onde não há conexão, poderia ser utilizado os formulários tradicionais, para emissão do documento, e gravado em sistema para posterior envio ao sistema.
A forma para a eficaz para este processo seria a seguinte: a emissão do documento pelo médico com os preenchimentos pertinentes como ocorre com o formulário tradicional, emitindo uma ficha indicativa com número de formulário.
No cartório de registro civil, seria acessado ao sistema e ao formulário especifico do óbito, este completa os campos como hoje é feito e emite o formulário.
A agilidade ao processo de acesso a informações, maior precisão dos dados, são algumas vantagens da evolução do sistema.

Quem sabe possamos copiar dos Lusitanos esta boa pratica, que permitirá provavelmente a diminuição de fraudes e facilitar para as famílias enlutadas com diminuição de custo.
Se as ferramentas existem, porque não usá-las?
Há de se quebrar paradigmas, e isso serve para tudo.

Saúde e Paz
Paulo Coelho

sábado, 9 de outubro de 2010

Homenagem ao segmento funerário

No mês de setembro um dos maiores empresários do segmento funerário do Brasil foi homenageado duplamente, a primeira pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul e outra através da Câmara de Vereadores de Porto Alegre.
O ilustre homenageado foi Nilton Cesar Carvalho Belsarena, o Diretor da Global 24h no Ar e da Funerária São Pedro com sede na cidade de Porto Alegre.
A honraria entregue no dia 14 de setembro, na Assembléia Legislativa é destinada à pessoas que são decisivas no desenvolvimento cultural, social e econômico do Estado, a Medalha do Mérito Farroupilha é a mais alta horária oferecida por esta casa legislativa e nunca antes havia sido oferecida a uma pessoas do meio funerário.
No dia 24 de setembro, foi a vez da Câmara Municipal de Porto Alegre agracia o Quaraiense com o troféu solidariedade, prêmio anual oferecido a pessoas que se destacam por suas atividades humanitárias no Município.
Pois os méritos deste profissional esta em buscar aperfeiçoar processos sempre, contando com o apoio fundamental de sua cara metade Eunice Ribas, obstinada pela perfeição, juntos trilham caminhos que poucos tem a coragem de buscar.
Alem das obras assistenciais que de forma exemplar o casal milita, onde sito entre elas a creche da Restinga que matem com alimentos mais de uma centena de crianças; na gestão empresarial ainda há a responsabilidade com o meio ambiente, através de implantação de ETE – Estação de Tratamento de Efluentes Líquidos na funerária São Pedro, a primeira do Estado, a conquista do ISO para as duas empresas.
Estes destaques mostram realmente a preocupação dos líderes das empresas com propiciar o equilíbrio entre o meio empresarial e a sociedade que necessita de apoio.
O segmento funerário como um todo deve festejar estas conquistas como se fosse recebida por cada um, tendo em vista que esta distinção mostra ao grande público que o ramo funerário é capaz de dar retorno a sociedade.
O reconhecimento foi mais que justo quem faz o bem a comunidade como Nilton deve ser reconhecido e enaltecido sempre.
Parabéns a Família Global e a Funerária São Pedro por esta conquista de seu líder.

Saúde e Paz



Paulo Coelho