quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Novos modelos de Certidões

A partir do dia 1º de janeiro de 2010, todos os cartórios de registro civil do país terão que adotar os novos modelos padronizados de certidões de nascimento, casamento e óbito. Serão modelos únicos de certidões e que foram lançados pela Corregedoria Nacional de Justiça, órgão vinculado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em abril de 2009. Desde o lançamento, os cartórios tiveram esse tempo para se adaptar às novas regras que darão maior segurança aos documentos, evitando erros e falsificações, e ainda facilitarão a conferência da autenticidade dos registros.




Os novos modelos dos documentos deverão incluir na parte superior o número da matrícula de cada registrador adquirida na implantação do Cadastro de Cartórios Civis no país em agosto de 2009. Os seis primeiros números da matrícula correspondem ao Código Nacional da Serventia, e permitirão a identificação imediata do cartório onde o documento foi emitido. Os códigos das serventias podem ser acessados no site www.cnj.jus.br/corregedoria/justica_aberta/ . Os demais números trarão informações sobre o acervo, o tipo do livro de registro, o ano em que a certidão foi extraída e o dígito verificador, que atestará a autenticidade do documento.
Para ampliar ainda mais a segurança dos documentos, a Corregedoria Nacional de Justiça estabeleceu que eles podem ser emitidos utilizando-se papel de segurança ou papel com detalhes coloridos, gráficos, molduras e brasões. Mas, para evitar imposição de custos adicionais aos cartórios, essa regra não é obrigatória, mas deve ser seguida pelos registradores se houver norma local para isso ou se o papel especial for fornecido sem ônus financeiros para os cartórios.
As certidões emitidas até 31 de dezembro de 2009 não precisam ser substituídas e permanecerão válidas por prazo indeterminado. A adaptação às novas regras não vai acarretar nenhum gasto adicional para os cartórios. Basta ter um computador para gerar a matrícula do registro. O Portal do CNJ ( http://www.cnj.jus.br/undefined/ ) deverá dispor de um sistema on-line que permitirá, a partir da digitação da matrícula da nova certidão, a verificação da autenticidade dos documentos. O sistema poderá ser acessado por qualquer órgão público ou cidadão gratuitamente.
Muito pouco muda para as famílias ou empresas funerárias quando do registro, mas é bom lembrar que a padronização do serviço facilitará muito, evitando que as regras se modifiquem de cartório para cartório o que ocorre atualmente.
No sitio da http://www.anef.org.br/ é possível acessar o novo modelo de questionário que pode ser utilizado pelas empresas funerárias para que estas efetuem o registro para seus clientes.
Se necessária segunda via de certidão após 01 de janeiro, esta já será emitida no novo modelo, mesmo que tenha sido registrada anteriormente a este.
Ainda não há informação de como será a obtenção das certidões pela internet, um dos objetivos principais desta modificação.
Mesmo que em alguns lugares já estejam sendo emitido o novo modelo de documento, há outros que a dificuldade de implantação é evidente, por haver cartórios de registro ainda trabalhando de forma manual, ou seja, os acentos são feito de forma manual, como por exemplo, no interior do Maranhão, mesmo nestes locais o modelo a ser utilizado é o novo, para que tenha validade.
Clique na imagem para ver o modelo em detalhes!!!
Lembrem-se estar atualizado é mostrar-se atento ao mercado e respeito aos clientes.
Saúde e Paz
Paulo Coelho

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Consultoria


Muitos amigos e colegas me questionam - Para que eu precisaria de uma consultoria, se conheço o mercado, estou nele desde que nasci, o segmento funerário não muda é sempre o mesmo, atender bem, cobrar o justo e executar o serviço como combinado.
De fato a base do serviço é esta mesmo: Atender BEM, cobrar o JUSTO e ENTREGAR O QUE PROMETEU, mas ai é que esta o perigo...
O que é atender bem será apenas ser cortes, ter um cafezinho pronto, ou quem sabe, estar com ambiente preparado, alem de limpo e organizado, com sala de atendimento em local onde haja privacidade, ter equipe treinada para acolher o enlutado, demonstrando respeito por sua dor, estar pronto para responder dúvidas e dar sugestões quando conveniente, saber quando é conveniente dar sugestões!!!, passar segurança e não, mais ansiedade. Atender bem é estar atento e pronto para resolver os problemas, ir alem das expectativas da família, cumprir prazos.
Cobrar o preço JUSTO, mas junto para quem, pelo que esta se cobrando, pela urna, pelo serviço 24 horas, pela equipe treinada, será que o que cobramos pelo que fazemos é de fato o justo ou é o que necessitamos para cobrir nossos custos, será que ao avaliar os preços não chegaremos a conclusão que o valor não é o correto, seja para mais ou para menos, que podemos ser mais eficaz e cobrar melhor, oferecendo serviços diferenciados, agregando valor ao nosso negócio.
Entregar o que se promete é uma dificuldade, dependemos de fornecedores, urnas, flores, liquidos de Tanatopraxia, entre outros insumos necessários para nosso serviço, será que todos tem a qualidade necessária ou pelo menos a que adquirimos, alem disso na execução do serviço será que estamos observando se não há falhas, como flores velhas (murchas), urnas riscadas – por problema de estocagem ou de transporte-, Tanatopraxia – acondicionamento de liquidos de forma adequada -, são tantas as variáveis para que a entrega seja diferente da prometida, muitas vezes passa de forma desapercebida, mas há mudanças, basta um olhar mais atento. Sob a ótica de um especialista.
Na maior parte das vezes estamos no caminho certo, muito próximos ao ideal, faltando apenas poucos detalhes para sermos eficientes no nosso trabalho, é neste ponto que o consultor funerário entra em ação, para observar de forma criteriosa o que se faz, como se faz e sugerir atualizações, mudanças e criação de processos que venham contribuir com o desenvolvimento da empresa.
Uma consultoria na sede da empresa é um trabalho desenvolvido de forma única e exclusiva, preservando os aspectos locais, possibilitando que sejam implementadas medidas muitas vezes simples e com baixo custo otimizando o potencial da empresa trazendo resultados financeiros e mercadológicos para a organização.
Alem das inovações e tendências mundiais, possibilidades de novos negócios, investimentos, o que os outros segmentos estão fazendo, como estão superando a concorrência dos grandes grupos.
Aproveite a chegada de 2010 para transformá-lo no ano da virada com muita prosperidade, basta que medidas profissionais sejam tomadas, planeje, não espere que seu concorrente faça antes de você.Consulte os serviços disponíveis nas áreas Legislativas, Vendas, Tanatopraxia, Atendimento ao Cliente, Assistência Familiar, Tanatologia Exequial entre outros módulos.
Saúde e Paz
Paulo Coelho

Ele Não pesa, Ele é meu Irmão

Ele não pesa, ele é meu Irmão!!!
Leia e depois assista ao vídeo, para melhor entender o que retrata a letra.
Este vídeo clip é sobre um menino que chegou a entidade "Missão dos Orfãos", em Washington, DC. Numa noite de inverno.Foi lá que ficou eternizada a música "He ain't heavy, he is mybrother" dos "The Hollies ".Talvez se você tiver menos de 50 anos não lembre ou não conheça a musica, mas ao ouvi-lá verá o quanto esta atualizada frente as necessidades e a falta de solidariedade.

A história conta que certa noite, em uma forte nevasca, na sede da entidade, um padre plantonista ouviu alguém bater na porta.Ao abri-la ele se deparou com um menino coberto de neve, com poucas roupas, trazendo em suas costas, com outro menino mais novo.A fome estampada no rosto, o frio e a miséria dos dois comoveram o padre.O sacerdote mandou-os entrar e exclamou:- Ele deve ser muito pesado.Ao que o que carregava disse:- Ele não pesa, ele é meu irmão. (He ain't heavy, he is my brother)Não eram irmãos de sangue realmente. Eram irmãos da rua.

O autor da música soube do caso e se inspirou para compô-la. E da frase fez-se o refrão. Esses dois meninos, foram adotados pela instituição. Desta forma convido a todos os amigos e leitores deste blog, que ao longo do ano tratamos de temas profissionais, para dedicar uns minutos neste momento de final de ano, onde nossos corações e mentes tornam-se naturalmente mais sensíveis, acreditando que vale apena refletir e quem sabe incluir em nossos planos de metas para o ano que se aproxima iniciativas para mudar esta realidade que nos cerca, não é necessário mudar tudo ou resolver todos os problemas, apenas basta fazermos nossa parte, como aquele beija-flor que através de sua ação de buscar minúscula gota d’água no rio para apagar o enorme incêndio na floresta, sem se importar com o resultado total, mas tomando para si a sua responsabilidade e assumindo a sua parte no todo.
Podemos fazer a diferença, seja com dinheiro, tempo, idéias, iniciativas, todos podemos construir um mundo melhor e mais fraterno.
Feliz 2010, com muito trabalho, conquistas, aprendizado e realizações e claro, com Saúde e Paz

Paulo Coelho