domingo, 30 de novembro de 2008

Quarta Feira - vamos mostrar nossa força

Caros Leitores
A mobilização continua, as imagens e constatações são muito forte, o video desta postagens foram feitas pelo meu amigo Jornalista Kaiser Konrad, do Defesanet, e nos mostram senas inéditas, onde podemos ver alem dos estragos a solidariedade dos soldados e voluntários: http://www.youtube.com/watch?v=gOK89GNeopA acesse o link e leia a reportagem completa: http://www.defesanet.com.br/br/sc_1.htm
Lembramos que nesta quarta feira sairá de Porto Alegre caminhão do SESC-RS com destino a Santa Catarina, ainda dá tempo, vamos contatar nossos conhecidos, amigos e familiares, para remetermos tudo que pudermos nesta leva.
Saúde e Paz

Paulo Coelho

sábado, 29 de novembro de 2008

Auxilio a Santa Catarina

Fotos: internet
Caros leitores e amigos dos Blogs, as manifestações estão sendo muitas, os donativos estão sendo enviados, mas ainda é pouco, frente as necessidades que se apresentam desta tragédia, que os jornais, rádios, televisão e internet vem nos informando a todo momento. Não bastasse desabrigar, ceifar vidas, quando os bravos sobreviventes retornam as suas casas, aqueles que ainda estão em pé, encontram os móveis e utensílios imprestáveis pela ação da água, apodrecidos e com odor insuportável que lembra maresia, isso significa caros leitores que do que sobrou, pouquíssima coisa vai ser possível reaproveitar. As projeções mais recentes mostram que poderá passar de duas centenas e meia de mortos e ainda há possibilidades de ocorrer mais deslizamentos, mas estas noticias o acesso é fácil através dos meios de comunicação habitual e não temos a pretensão de informar mais que as grandes emissoras com equipes nos locais, mesmo que nossos contatos que estão vivenciando o drama no local nos informem periodicamente. Neste espaço, nos cabe informar que o sistema FECOMERCIO através do SESC-RS, remeteu nesta sexta feira 13.000 litros de leite longa vida para os necessitados, através de doação de empresa parceira - Parmalat, o que felicitamos a empresa pela nobre iniciativa. Nesta quarta feira haverá outro caminhão saindo de Porto Alegre, poderemos estar utilizando esta logística para remetermos alimentos, água e roupas. Lembramos que uma das maiores dificuldades esta justamente em remeter os donativos arrecadados e temos esta possibilidade através da logística eficiente do SESC-RS. Os alimentos devem ser prioritariamente, aqueles pré-prontos ou de fácil cozimento, devido a grande problemática das cozinhas nestes locais, desta forma a sugestão é enlatados, barra de cereal, leite longa vida, saiba que cada litro, cada quilo, fará a diferença nesta hora. Não importa por qual meio será doado, se pelo Rotary, Lyons, SESC-RS, Sindicato, Grêmio, Internacioal, Shows, neste momento importa fazer a doação, apenas se certifique que a entidade é idônea, pois por mais estranho que pareça há aproveitadores. As doações em dinheiro são importantíssimas, uma vez que agilizam os processos, possibilitando que o Governo e entidades locais possam efetuar compra de urgência, sem o problema de estradas interrompidas. Porque doar através do Rotary? Alguns locais de coleta tem normas para receber as doações, devendo estas estar em caixas fechadas, com peso de até 30 quilos, apenas sólidos. Já dentro da logística recebemos os donativos com qualquer embalagem, acondicionando no momento do envio.Vamos nos mobilizar até esta quarta feira pela manhã para lotar mais este caminhão que sairá do RS rumo aos nossos irmãos necessitados, fale com seu visinho, amigo, familiares, qualquer doação por menor que seja, para quem não tem nada é muito importante.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Inicia a Solidariedade!!! Mais de 54.000 desabrigados!!!

Fotos G1.com
Vamos só assistir ou vamos nos mobilizar?!

Após poucas horas do disparo de e-mail e postagem nos blogs do Rotary e no Meu, recebemos muitas manifestações de apoio, acredito que nesta quarta-feira teremos muito o que mandar aos nossos Irmão de Santa Catarina, segue algumas manifestações recebidas.


Oi Paulo, Irei verifivar o q posso conseguir. Assim q possivel t dou um retorno. abraços
Graciela Paola Camerini


Segue uma solicitação de Santa Catarina. Água Potável. Quem sabe ajudamos desta forma?
Lí um e-mail do Ir:. Charles, do Moto Clube Bodes do Asfalto
- Facção Florianópolis, que informa ter 8 containers com roupas e cobertores.
Daqui a pouco, será mais produtivo somarmos esforços e mandarmos uma carreta com água para SC.
Fico à vossa disposição em P:. e a O:.
Fernando Palmeiro

CONCLAMO OS COMPANHEIROS DO INDEPENDENCIA, PARA ABRAÇAREM A CAMPANHA DELFAGRADA PELO PAULO COELHO DO AZENHA.
FALEI HOJE COM MEU IRMÃO QUE MORA EM FLORIANÓPOLIS E ESTÃO PEDINDO AJUDA PARA UM AMIGO DE ITAJAI QUE NÃO SABE MAIS O QUE FAZER.
ESTÃO COM 500 PESSOAS NUM GINÁSIO DA EMPRESA E PRECISAM DE TUDO.
VAMOS CONCENTRAR OS ESFORÇOS COM O RC AZENHA, POR FAVOR, QUE É URGENTE.
ALICE POLACCHINI

Hola Paulo: felicitaciones por la tarea que estan realizando para ayudar a las personas damnificadas, tengo amigos en Santa Catarina y estoy re enviando tu correo para que ellos puedan colaborar desde allà.
Un saludo Cordial.
Norahly Berro
Desde la tierra de las Cataratas.

Amigos vamos chamar nossos colegas, conhecidos amigos e parentes, vamos fazer uma união.

Saúde e Paz

Paulo Coelho

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Solidarismos


Amigos
Muitos me perguntam o que faz Rotary, uma vez que só os vejos em jantares, reuniões, festas da sociedade e nas paginas de jornais sendo agraciados ou entregando medalhas, pois bem, neste momento temos como responder com ações, mostrando o que significa, FAZER O BEM SEM OLHAR A QUEM!!!
Em virtude da catástrofe que atinge o Estado de Santa Catarina, o Rotary Club POA Azenha, esta mobilizado para auxiliar nossos Irmãos neste momento de tamanha dificuldade, lançando campanha para arrecadar Roupas, Calçados, Colchonetes, Alimentos não perecíveis.
Sabemos das dificuldades existentes em nossas comunidades, mas o que ocorre no Estado visinho merece todo o empenho de nossa parte, estamos falando de diversas cidades que foram assoladas por catástrofe climática poucas vezes vistas em nosso País.
Solicitamos desta forma, que todos os amigos e companheiros, que tenham a possibilidade de auxiliar nesta empreitada, seja, doando, mobilizando seus conhecidos, colegas de trabalho e visinhos, que remetam os donativos a sede do Distrito 4680 de Roatary International, na Rua da Republica, 801 cj 140 – no Instituto Pão dos Pobres de Santo Antonio, em horário comercial ou contate pelo fone 51 8157.2728 – Paulo Coelho.
Todos os donativos serão contabilizados e remetidos aos necessitados através da Defesa Civil do RS, a prestação de contas ocorrerá por e-mail e publicado nos blog: http://www.rotarydistrict4680.blogspot.com/ e http://www.paulocoelho-consultoria.blogspot.com/ , para facilitar, solicitamos que dentro da possibilidade que seja encaminhado junto com as doações documento onde conste o que esta sendo doado.
Desde já nos colocamos a disposição para maiores esclarecimentos.
Fraternalmente
Paulo Coelho
Coordenador da Campanha
Coordenador Governadores Assistentes

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Lealdade nas relações.



O respeito entre as pessoas é um dos fundamentos mais básicos para que possa existir uma relação saudável e duradoura.
Não há novidade nesta frase, mas há grande dificuldade de colocá-la em pratica, não apenas nas relações comerciais entre concorrentes, parceiros, funcionários e empresa, casais, alunos – professores, clientes – empresa, amigos, colegas ou qualquer outra que exista interesses particulares envolvidos.
Ainda impera, infelizmente, a regra que não basta ser bom para mim, tem que ser prejudicial ao outro, desta forma quando um cliente chega numa empresa a maior preocupação que alguns tem é de desmerecer o concorrente, destacando os defeitos do outro, muitas vezes esquecendo inclusive de falar sobre o seu ponto forte, claro que sabemos que muitas vezes falta este ponto. A mesma coisa ocorre dentro de grupos, onde se a idéia ou bandeira é levantada por um grupo o outro rejeita e logo adiante a encampa como se fosse deste, mas até ai não vejo problema, uma vez que a idéia foi aceita, mesmo que falte humildade ou coragem para admitir, o que serve de alento é que não importa de quem é o filho, desde que este tenha saúde. Nas relações entre empresa e cliente esta situação merece atenção especial, uma vez que é mais difícil fidelisar o cliente do que conquistá-lo.
Imagine a sena chega o cliente na Bodega – Loja de Vinhos – o funcionário necessita fechar a cota do mês, a Senhora busca um vinho especial para presentear seu Pai, com algo que ela normalmente não consome, o vendedor busca levá-la ao setor de importados, onde oferece algumas opções, pela descrição da cliente o correto seria um vinho Cabernet Sauvignon, mas como no momento o Merlot lhe traria mais vantagens pessoais – comissão, cota de vendas – ele indica este vinho, mesmo tendo obtido a descrição e marcas que o pai da cliente comprava. No momento foi cumprido o objetivo, a cliente saiu com o vinho, num belo arranjo para presente, o vendedor cumpriu sua meta, o dono do estabelecimento ficou feliz pelo resultado pretendido que foi alcançado.
Ao receber o presente o pai agradece a filha em outro momento, diz ao pai que de forma natural como fez para escolher o vinho, que foi muito bem atendida pelo rapaz da Bodega, mas o pai profundo conhecedor de vinho questiona, mas foi relatado as marcas que eu uso e outros detalhes e te foi oferecido este vinho com base nestas informações... o pai conclui que o vendedor nada entende de vinho e neste caso a empresa é desqualificada ou na segunda hipótese esta empresa é desonesta que vendeu um vinho caríssimo, de outra tipo ao qual ele não consome apenas pelo lucro.
Esta situação fictícia pode ser transferida para o ramo de farmácias, postos de gasolina, floricultura, funerária entre muitos outros ramos, mostrando que este cliente não apenas deixará de buscar novamente sua empresa, como não a recomendará para mais ninguém ou pior irá fazer propaganda negativa. Este tipo de situação é comum do que se pensa, empresas que vendem serviço por catalogo, tem muito deste problema, uma vez que no modelo ou mostruário o produto ta perfeito ou em tamanho maior, quando recebemos, percebemos que não era exatamente o que se buscava.
Assim também nas relações, ao iniciarmos um relacionamento temos a tendência a demonstrar nossos predicados, mas com o passar do tempo vem a tona os defeitos, mas como já conquistamos não buscamos a melhora ou a mudança. Como nos negócios, na vida pessoal também necessitamos de conquistar nossos clientes (amores – amigos) todos os dias, sem que estejamos encobertos, necessitamos sim de franqueza no relacionamento, mas que possamos dentro de nossas organizações e em nós mesmo buscarmos a mudança o aperfeiçoamento diário, não apenas para conquistar novos cliente – (amigos/amores) mas principalmente para mantê-los, aumentando a cada dia nossa rede, tornando-os nossos maiores publicitários e verdadeiros admiradores.
Quem for bom que tente é difícil mas vale a pena, eu tento a cada dia...
Saúde e Paz

domingo, 16 de novembro de 2008

Relacionamentos


A importância dos relacionamentos na vida tanto empresarial quanto na pessoal é algo de difícil construção e manutenção, mas é fundamental para que possamos aumentar a nossa rede e desta forma estarmos inseridos no nosso meio de atuação.
As empresas necessitam se relacionar e de forma estreita, seja com fornecedores, clientes e colaboradores, alem dos poderes constituídos locais e estaduais e parceiros, mesmo aqueles que são concorrentes diretos, desta forma pode conhecer o seu mercado e tudo que existe ao seu redor, uma vez que na globalização não há espaço para quem pensa que vive numa ilha.
Já na vida pessoal, ter amigos, colegas, conhecidos é fundamental para que tenhamos momentos de descontração, com diversidade de conhecimentos e contatos em todas as esferas da sociedade, aliando isso a possibilidade reviver momentos do passado, possibilitando ainda uma viagem no tempo, nos conhecendo ainda mais, através dos olhos alheios.
Nesta situação divido com meus amigos e leitores do blog uma experiência magnífica que mostra a importância dos contatos e das redes em nossas vidas, pois nesta última sexta-feira, após iniciarmos conversas via internet a mais de dois anos e pela iniciativa da querida amiga Graciela, conseguimos reunir os colegas da quinta e sexta séries da E. E. E. F. Brig. Silva Paes, foram cerca de quinze colegas, mais três cônjuges, três filhos e para nossa honra DUAS professoras, foram aproximadamente sete horas de muitas recordações, atualizações e projeções. A oportunidade de lembrar como cada um era a época, o que estamos fazendo, a possibilidade de aumentar o nosso grupo trazendo os outros colegas e já marcando o próximo encontro onde a presença da família será fundamental, para a maior integração de todos e aumentar ainda mais as nossas redes de relacionamento.
Meu estado de felicidade em poder passar algumas horas com pessoas que a mais de quinze anos eu não via, foi maravilhoso e saber que estão todos bem, que se tornaram cidadãos exemplares atuando nas mais diversas áreas do mercado é confortante, uma vez que numa sociedade desigual como a que vivemos ter um grupo de pessoas oriundas de escola Estadual de classe média-baixa como era a maioria e hoje estarem tão bem.
Amigos, quero neste depoimento, já passado alguns momentos do encontro e longe da emoção, que só quem mora em cidades com o porte de Porto Alegre ou maior pode sentir, uma vez que as pessoas de cidades menores tem a felicidade de estar com freqüência ao lado de seus amigos, lhes digo, procurem este passado, digam a seus filhos e netos buscarem ou ainda melhor que estes não permitam que esta distancia ocorra, hoje temos ferramentas como a internet e o ORKUT que apesar de alguns problemas tem este como um dos maiores benefícios para a sociedade.
Aos que fizerem esta busca e conseguirem se encontrar me comente depois se valeu à pena, tenho convicção que sua vida se transforma, com esta espécie de regressão que é possibilitada através desta experiência, alem claro de aumentar a sua rede de relacionamento.
Deixo aqui meu especial abraço aos meus colegas e grandes amigos, Andréa Beatriz, Graci, Carlos, Guto, Patricia Arruda, Silvana, Fabi, Raupp, Zago, Carmem Vera,Vanessa, Kiko, Simone e Dani, alem claro da Mestres Neuzona e Marilia.

Saúde e Paz

domingo, 9 de novembro de 2008

Edredom para defuntos


Edredom para defuntos
Cândido Prunes*
Já se foram os tempos em que os candidatos a defunto viam no “paletó e almofadinha” o máximo de conforto para a vida eterna. O negócio funerário no Brasil, como já foi registrado em outras ocasiões pelo Instituto Liberal, é um dos mais criativos e promissores. Os governos municipais, estaduais e Federal dão importantes contribuições para a pujança desse segmento da economia, garantindo aos agentes funerários um abundante fluxo de “clientes”. As autoridades não medem esforços para assegurar a falta de saneamento básico; para garantir que os hospitais públicos prestem os piores serviços; para manter a polícia desaparelhada e destreinada; e para conseguir o desarmamento da população, enquanto os bandidos andam com armas que nem as forças policiais dispõem.
Todo esse esforço vem sendo coroado de êxito. O setor funerário deve crescer nada mais nada menos do que 17% este ano, movimentando R$ 7 bilhões. Em breve estará puxando o PIB nacional e seus principais empresários serão recebidos em palácio.
Tanto isso é verdade que neste final de semana será promovido no Rio de Janeiro o IX Encontro Nacional dos Cemitérios e Crematórios. Os organizadores do evento certamente estão homenageando a Cidade Maravilhosa, pois dificilmente há no Brasil local onde haja tanto empenho para a expansão do setor. Como não agradecer ou retribuir com uma reunião de grande porte a falta de medicamentos no INCA – Instituto Nacional do Câncer? Ou a intervenção nos hospitais municipais, com o atendimento de doentes em barracas improvisadas nos parques da cidade? Ou a falta de saneamento básico nas favelas? Ou a corrupção e o despreparo policial que levaram a cidade a viver num clima de guerra civil?
Para aqueles que acham que a indústria funerária não está em plena expansão basta conhecer o último lançamento. Trata-se de um edredom estampado destinado a cobrir o defunto, dispensando assim o uso de flores. A empresa que fornece esses edredões vem crescendo a estonteantes 40% ao ano e já está de olho no mercado externo.
E, para a tranqüilidade dos mortos, os 600 participantes do evento no Rio de janeiro aprovarão um código de ética e a implantação de um programa de qualidade para o setor. Enquanto isso, para os vivos...

* Vice-Presidente do Instituto Liberal


Nossa Resposta


O Setor Funerário


O que é o setor funerário realmente, o que o compõe, quais são seus custos e quais são as suas subdivisões?
Primeiro precisamos entender estes pequenos aspectos para analisarmos este segmento tão complexo.
Inicio informando que o serviço fúnebre é um serviço público, essencial e de interesse local e que pode ser delegado a iniciativa privada, conforme Carta Magna brasileira art. I e V e Lei 7.783/89 art. X, Lei 8666, que regem serviços públicos e de interesse local. Dentro deste segmento necessitamos ainda distinguir o que é cemitério e crematório e o que é funerária, onde os primeiros são muito próximos, tendo legislação própria e a empresa funerária mesmo fazendo parte do sistema é totalmente diferente nos aspectos funcionais.
A saúde publica e a segurança no Brasil de fato continuam em estado de miséria, faltando questões básicas como infra-estruturas para as cidades, assim como a educação que poderia modificar todas estas questões a médio–longo prazo, mas não vem sendo feito, contudo dizer que o setor funerário se beneficia das falhas governamentais para auferir lucro é no mínimo equivocado, tendo em vista que esta população que não tem saneamento básico, alimentação adequada, acesso a medicamentos e médicos, entre outros direitos constitucionais engordam os caixas do segmento funerário é desconhecer o que de fato ocorre, mas que entendo ser positivo por permitir que muitos possam tomar conhecimento de algo que passa desapercebido, como os serviço sociais desempenhados pelas empresas funerárias.
Ocorre que as empresas em via de regra e como ocorre nas principais Capitais e nas cidade com maior população do nosso Brasil, são incumbidas de realizar os serviço fúnebres aos carentes de forma graciosa, sem receber nada por este serviço dos cofres públicos, e bem sabemos que quem morre por falta de acesso a remédios, médicos, saneamento básico, não podem pagar por seu serviço fúnebre, gerando sim, encargos a empresa, o que não se pode chamar de ganho, com este tipo de serviço, tendo em vista que normalmente é mais dispendioso que uma morte de causa clinica se comparada a causas violenta, que depende de IML/DML e tipo de preparação especial.
A grande parte da população desconhece esta situação que vem acontecendo desde a década de 30 no Brasil, empresas funerárias arcando com o serviço do carente; os cemitérios tem outra funcionalidade, onde dificilmente no município não haja um cemitério publico, pode ocorrer de não haver cemitério privado, mas o primeiro sempre haverá e desta forma a municipalidade disponibiliza espaço aos carentes.
Quanto aos acessórios, que visa exportação inclusive, é de fato um nicho de mercado que cresse, mas necessitamos ver em relação a que, se ontem pouco existia e hoje aumenta quarenta por cento, talvez não represente muito em números reais, mas no percentual é maravilhoso, mas o item específico que temos é um acabamento em cetim ou seda, que é utilizado para substituir flores, pois bem, primeiro vamos verificar o quanto custavam as flores... mesmo havendo diferenças entre as regiões do País e despesas de transporte, este chamado manto de flores variava entre R$ 150,00 e R$ 250,00 os modelos mais simples, ocorre que este acabamento em cetim, esta sendo cobrado no mercado entre R$ 80,00 e 120,00 dependendo da região, que aumento de venda é esse que se substitui algo mais caro por algo mais barato, ocorre que há sim um empobrecimento da população, as famílias que homenageavam seus entes gastando 10 salários mínimos por exemplo hoje estão fazendo gastando no máximo 6 salários, e exigem a mesma qualidade do serviço anteriormente utilizado, onde esta a classe média deste país, que é quem consome de fato, com o achatamento todos os setores sofrem e com o nosso segmento não é diferente. Esta havendo sim menor número de serviços por empresa, menor faturamento na média dos serviços realizados, aumento dos serviços a famílias carentes.
A busca da qualidade através de programas específicos é justamente para tentar alternativas e sair da atual crise que estamos vivendo, sem qualificação a concorrência irá dizimar o mercado, é isso que buscamos evitar.
Fico feliz que o segmento de cemitério tenha aprovado o código de ética, como o setor funerário o fez no passado, isso possibilitará que possamos nos organizar cada vez melhor, com fatores de respeito mutuo e entre clientes.
E passados mais de três anos desta matéria, segue o segmento funerário vivendo as mesmas dificuldades, sofrendo os mesmos preconceitos, contribuindo com a sociedade e com Governos sem receber a contra-partida, mas esclarecendo cada vez mais sobre o que ocorre neste serviço que tem custo elevado por se tratar de serviço que funciona 24 horas por dia ininterruptamente, que não vende caixão, mas sim acolhe famílias para homenagear seus entes queridos, disponibilizando uma estrutura de empresa de grande porte mesmo sendo familiar, que na maioria das localidades brasileiras atende cerca de 10 atendimentos por mês o que inviabilizaria qualquer empresa, mas que através da dedicação e altruísmo de seus Diretores que tem como missão de vida auxiliar as comunidades se superam, tornando-se muitas vezes escravos de suas empresas.
Mesmo sendo pouco reconhecido o Diretor Funerária sabe que esta fazendo sua parte para que o País cresça e isso é o mais importante, o reconhecimento virá como conseqüência deste trabalho.
Saúde e Paz
Paulo Coelho
Presidente ANEF

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

VI Troféu JRS





Sob o comando do carismático e competente Jornalista Jota Carvalho, a equipe do Informativo JRS, que, alem da News Later, ainda mantém o site, programa de rádio e de TV, e promove anualmente o Premio JRS que esta neste ano na VI edição do Troféu JRS.
A festa de entrega foi concorrida, onde mais de 500 pessoas entre homenageados e convidados, estiveram presentes nesta última quarta-feira dia 29/10, no República de Madras em Porto Alegre.
Com o objetivo de premiar os melhores executivos, companhias e prestadores de serviços do segmento de seguro, foram reunidos os melhores do ano, promoção esta, muito aguardada pelos operadores deste concorrido mercado.
O contentamento das pessoas por estarem interagindo com executivos e autoridades de todo o RS e até de fora do Estado foi indisfarçável durante as quatro horas de coquetel, música e muito congraçamento.
Entre os muitos, mas seletos premiados estavam a Global Serviços e Assistência 24 horas no Ar, através da Diretora da empresa Eunice Ribas, que recebeu o Troféu JRS VI edição das mãos do executivo maior de sua organização Nilton Belsarena.
Este exemplo deve ser divulgado e copiado por muitos outros setores, premiar os melhores é a forma de traçar parâmetros e incentivar a qualificação dos serviços, mesmo sendo mercado extremamente competitivo como o do seguro.
Parabéns a todos os laureados, empresas apoiadoras e a equipe do JRS por mais esta edição exitosa.


Fonte: JRS – dados e fotos

domingo, 2 de novembro de 2008

Licitação


O número de licitações ocorridas e ocorrendo no Brasil envolvendo o segmento funerário é impressionante.
Mesmo tratando deste tema como sendo de interesse local, assim cabendo ao Município legislar, o número de processos abertos é muito alto comparado o que ocorrerá até o ano 2005, apenas nos últimos 3 meses foram abertos 416 processos, com objetivos diversos, compra de urnas e artigos religiosos e prestação de serviço fúnebre.
Mas a quem interessa as licitações da prestação do serviço, quem se beneficia e quem se prejudica, devemos nos perguntar, a que praças estas licitações chegarão?
Estas respostas não podem ser facilmente oferecidas, devemos verificar atentamente e ler nas entrelinhas, para podermos tirar nossas conclusões.
O certo é que a população não é a maior beneficiada, uma vez que a qualidade do serviço normalmente explorado por poucos, após o processo em questão, cai e os valores cobrados não diminuem como pretendido, muito pelo contrario, a tendência é aumentar cada vez mais os valores, uma vez que o tempo de exploração neste caso é limitado.
Para entrar neste processo é preciso ter muito dinheiro, estrutura física e humana grande, alem de uma série de requisitos e normalmente deve se constituir profissional especializado para este trabalho que via de regra é caro.
A forma que vem sendo proposto para este certame é desleal, uma vez que tira das empresas locais, que investiram nas comunidades quando estas eram pequenas, onde empresas familiares e muitas gerações trabalharam, abrindo mão de boa parte de sua vida em prol destas comunidades devido a dedicação, terão suas atividades encerradas, uma vez que a licitação que vem sendo aplicada é processo aberto, qualquer empresa do Brasil pode participar, sem nenhuma garantia para as empresas existente na localidade.
A situação é tão grave que por exemplo as cidades de Curitiba e Belo Horizonte onde existem mais de duas dezenas de empresas em cada municipio, poderá não ter nenhuma funerária local habilitada, e estamos falando de Capitais onde em via de regra as Funerárias são grande e bem estruturada.
Inicialmente apenas interessa as cidades com mais de 300.000 habitantes, mas se com isso as cidades menores pensam estar a salvo, enganam-se, uma vez que as empresa destas cidades que perderem para as maiores, irão certamente buscar outros territórios e todas as cidades com até população de até 150.000 e ao partirem este processo fará com que se repetira em cascata, até chegar as cidades de 10.000 habitantes ou menos, isso não é para fazer alarde, é a leitura que faço, tendo em vista a posição alguns grupos empresariais e até mesmo de entidades, que tem defendem os interesses destes grupos, conforme demonstram ao se posicionarem frente à proposta legislativa do Deputado Federal Rodrigo Rollemberg do PSB-DF, que busca forma para legislar sobre o tema a nível federal.
Há saída para este caso, mas para tanto, é preciso que o segmento esteja coeso. E ai vai a pergunta, seu sindicato lhe chamou para saber sua opinião sobre o tema, foi dado publicidade sobre o projeto e debatido, você sabia destes muitos processos licitatórios que estão saindo para a prestação – exploração do serviço fúnebre?
Bem caros Diretores Funerários, o segmento no passado sofreu com uma resolução da ANVISA RDC 147, que tratava de translado de cadáver, por quase um ano, por não ter representatividade quando o processo estava sendo discutido, poderá ocorrer isso novamente, precisamos estar alerta e atuantes.
Cidades como Belo Horizonte, Curitiba, mas para quem pensa apenas que é só nas grandes, as cidades de pequeno porte como: Padre Bernardo – GO, Guarapuava – PR, Loanda – PR, Pinhalzinho – SC, Campo Limpo Paulista – SP, Carapicuíba – SP, entre muitos outros, este alerta serve para que os empresários possam estar atentos ao que ocorre no País, e cobrar posturas éticas de seus representantes, que estes venham discutir com a base o que esta acontecendo, que busquem assessoramento que quem conhece o problema, e não permita que seus interesses particulares estejam acima dos desejos e necessidades da empresas funerárias e da população.
Nos próximos dias estarei postando mais material sobre o tema, os que quiserem solicitem cópia do projeto de lei 3572/2008 que remeterei para que possamos discutir.
O processo licitatório só interessa aos grandes grupos, ocorre que a visão do problema esta desfocada, ou por conhecimento ou por interesse.
Saúde e Paz